Editora da Unioeste soma mais de 300 livros publicados 25/11/2020 - 14:14
Desde 1996, a Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) atua na construção da verticalização da instituição de ensino superior, visto que contribui na garantia de um patamar de excelência, por exemplo, na divulgação de pesquisas institucionais e interinstitucionais. Com 309 obras publicadas e 34 em tramitação, o acervo contempla obras inéditas, além de traduções importantes e obras relacionadas à demanda do ensino, pesquisa e extensão.
Para a publicação de uma obra, o processo é detalhado. A estimativa para toda a tramitação é de oito meses, em média. Como as publicações apresentam temas de relevância social e técnico-científica, a Editora zela pelo planejamento editorial e pela qualidade das obras publicadas, conforme orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação, que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros; e de demais órgãos de fomento.
A diretora da Editora, professora Aparecida Feola, explica que o processo de tramitação envolve a primeira revisão da equipe de edição, apresentação ao Conselho Editorial, parecer de mérito, pareceres ad hoc (conforme o sigilo de avaliação cega por pares), revisões contínuas, com acompanhamento dos autores, mediante todo esse processo, até a revisão final e arte final. “Regem-se resultados efetivos da inserção da ciência na qualidade de vida nas comunidades interna e externa atendidas pela Unioeste, em particular nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná”, afirma.
A distribuição das obras ocorre por meio do envio de exemplares a instituições de pesquisa, de ensino e bibliotecas; da participação em eventos e feiras de livros; pela Associação Brasileira de Ensino Universitário (Abeu); e por e-commerce.
Além disso, a Editora coordena as revistas da Unioeste vinculadas ao Projeto Saber (Sistema de Acesso à Biblioteca Eletrônica de Revistas), que objetiva disponibilizar mecanismos de controle e gerenciamento do processo de recepção, avaliação e publicação de artigos científicos encaminhados aos editores de periódicos da Universidade. “Garante-se acesso livre aos artigos, ensaios, resenhas e traduções publicados nas respectivas revistas. Atualmente, são 36 revistas”, pontua a diretora Aparecida, destacando que o portal segue o princípio de disponibilizar gratuitamente a informação científica ao público, para proporcionar democratização do conhecimento.
A professora ressalta a importância da Gráfica para a divulgação da produção intelectual publicada pela Editora. “Na medida em que a qualidade do trabalho, desde a impressão até o acabamento, pode ser atestada no resultado final de todo o processo, ou seja, nos exemplares impressos com zelo e conforme as orientações repassadas tanto pela editora quanto pelos autores, em termos de acabamento, arte final da capa”, salienta.
Além da Abeu, a Editora da Unioeste segue direcionamentos da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e da política de avaliação da Capes, da da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil.
LIVRARIA VIRTUAL - Em 2013, a Editora da Unioeste passou a propor intercâmbios, parcerias e contatos com instituições de ensino superior, editoras, bibliotecas e outras entidades afins, com ênfase na visibilidade de distribuição das obras, por meio da Livraria Virtual, que iniciou as atividades entre 2014 e 2015. “Ela também ampara os programas de pós-graduação por disponibilizar acesso universal às obras publicadas pela Editora”, aponta a professora Aparecida.
A Livraria Virtual consolida a divulgação de pesquisas por meio dos livros, e permite acesso irrestrito à produção da Editora, o que proporciona maior visibilidade às obras.
FUTURO - Ainda neste ano, há expectativa de serem entregues 18 obras. Para os próximos anos, a intenção é fortalecer os segmentos de publicação já existentes e ampliar o escopo de distribuição e divulgação das obras, por meio de parcerias para coedições e consignações, sinaliza a diretora Aparecida. “Está em estudo o processo de publicação das obras na modalidade livro eletrônico, inicialmente por meio de uma parceria. Também há expectativas de maior impulso aos periódicos da Unioeste”, conclui.
Autores interessados em publicar obras pela Editora da Unioeste podem enviar propostas, conforme orientações disponíveis no site www.unioeste.br/portal/editora/inicio.