Edital de apoio à saúde é lançado pela Seti/Fundação Araucária 23/09/2010 - 14:31

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), lançou, nesta semana, a segunda edição do edital de apoio a pesquisas na área da saúde, por meio do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde - PPSUS 2008/2009.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Ministério da Saúde (MS), por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Com o objetivo de apoiar atividades de pesquisa, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos que promovam o desenvolvimento científico, o programa também visa à redução das desigualdades regionais na área da saúde. Poderão participar desse edital pesquisadores com título de doutor, com vínculo empregatício permanente em instituição, pública ou privada, que desenvolva pesquisa científica ou tecnológica.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, desenvolver atividades dessa natureza, ou seja, que estimulem a pesquisa, contribui para a evolução científica e tecnológica em todo o país, “fato capaz de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde”.

As linhas temáticas foram estabelecidas durante os trabalhos da “Oficina de Prioridades para o PPSUS 2008/2009”, realizada em 2008, e se enquadram em: Gestão em Saúde; Rede de Atenção à Saúde; Saúde e Meio Ambiente. A seleção dos temas tem como função orientar o fomento para a indução seletiva de projetos destinados à produção de conhecimentos e de metodologias, além de meios processuais inovadores para a superação de problemas que demandam atividades de pesquisa.

Custeio - Poderão ser submetidos projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou inovação, dentro dos temas de pesquisa previstos e que solicitem financiamento de valor acima de R$ 50 mil até um máximo de R$ 100 mil por projeto. A Chamada Pública dispõe de recursos financeiros remanescentes da Chamada 08/2009 num total de, aproximadamente, R$ 1,8 milhão.

No Paraná, a Seti/Fundação Araucária publicou, no período entre 2004 e 2009, quatro Chamadas de Projetos no âmbito do PPSUS. Estas possibilitaram o alcance de resultados importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde no Estado, como o financiamento de 150 projetos de pesquisa em saúde; o apoio a instituições que desenvolvem pesquisas nessa área; a aproximação entre os sistemas estaduais de saúde e de ciência e tecnologia, entre outros.

As propostas devem ser submetidas eletronicamente até o dia 31 de outubro de 2010. Mais informações podem ser obtidas na página da Fundação Araucária (www.fundacaoaraucaria.org.br).