Edital da UEL seleciona estudantes de graduação para intercâmbio no Canadá 11/02/2022 - 15:50

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), lançaram o Edital Prograd/ARI 001/2022, que prevê a seleção de cinco estudantes de graduação para realização de intercâmbio acadêmico com as universidades de Montreal ou Monctón, no âmbito do Programa Futuros Líderes nas Américas (Elap).

Trata-se de um programa do governo canadense para apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior no Canadá e na América Latina e o Caribe.

As bolsas também promovem os objetivos do Canadá para as Américas: governança democrática e responsável, direitos humanos, meio ambiente, diversidade e povos indígenas.

Os candidatos devem estar pelo menos na segunda série ou ter cumprido 20% do curso (se regime de crédito ou módulo), regularmente matriculados, e ter média acima de 7,0, entre outros requisitos. Também é necessário ter proficiência na língua da instituição (inglês ou francês).

A Prograd e a ARI farão a seleção nos termos do edital e a Pró-reitoria encaminhará a documentação dos candidatos às instituições canadenses, que decidirão sobre a submissão do candidato.

INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de fevereiro, às 23 horas, pelo e-mail cooperacao@uel.br, com título”ELAP2022”. É preciso preenchido um formulário, disponível em Programa Mobilidade ou na página da ARI, e enviado com o histórico escolar, carta de intenções ao Colegiado, certificado de proficiência, currículo Lattes e fotocópia da página de identificação de passaporte válido até a data do final do intercâmbio, entre outros documentos.

DATAS – O resultado preliminar será divulgado no dia 23 de fevereiro, até as 18 horas, nos portais da ARI e da Prograd. O resultado final será divulgado no dia 2 de março, até as 18 horas, nos mesmos portais.

Os selecionados deverão confirmar interesse até o dia 7, por e-mail, e enviar documentação complementar, como prova de cidadania, comprovante de matrícula, carta de intenção do candidato e carta de apoio da UEL (ambas em inglês ou francês) e outros. A lista pode ser encontrada no site Elap/Scholarships.