EUA capacitam professores das universidades do Paraná 19/01/2021 - 15:50

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil financiou um curso sobre EMI (sigla em inglês para English as a medium of Instruction ou inglês como meio de instrução), destinado à capacitação de professores que atuam em programas de pós-graduação das universidades do Paraná. Realizada nos últimos meses do ano passado, a iniciativa contemplou 51 professores de diferentes áreas do conhecimento de instituições de ensino superior estaduais e federais.

A ação surgiu da necessidade de desenvolver um modelo colaborativo de EMI, de acordo com as diferentes necessidades das universidades paranaenses. “O intuito é promover a internacionalização das nossas instituições, viabilizando uma rede de professores aptos a ministrar aulas em inglês, para ampliar o conhecimento e aprendizado teórico e prático”, afirma Luis Paulo Gomes Mascarenhas, coordenador da Divisão de Relações Internacionais da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

O curso contemplou o desenvolvimento de estratégias para aprimorar práticas de sala de aula, a exemplo de técnicas de aulas expositivas e facilitação de discussões em inglês. Ao final das atividades, os participantes elaboraram e apresentaram aulas demonstrativas nas respectivas áreas de conhecimento.

Para a professora Michele Salles El Kadri, coordenadora do projeto pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ações como essa impactam no aumento de disciplinas ofertadas em inglês e na qualidade das aulas ministradas. “Alunos que participam de aulas em língua inglesa se dizem mais preparados para realizar um doutorado sanduiche, interagir com pesquisadores estrangeiros e fazer parcerias institucionais”, destaca, ressaltando a melhoria no inglês acadêmico de estudantes e pesquisadores.

O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria entre professores da UEL, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O grupo está trabalhando em torno de uma nova edição do curso e de uma segunda fase da primeira capacitação, a fim de estender a experiência para novos professores e assegurar o amparo pedagógico aos avanços alcançados pela primeira turma.

A Embaixada americana indicou ainda dois professores de cada universidade para bolsas de estudos em curso sobre EMI, ofertado pela Universidade de Ohio, para que possam dar continuidade ao aperfeiçoamento na área.