Diretoria da Associação das Instituições de Ensino Superior toma posse 24/07/2008 - 15:40

Em solenidade realizada no Iate Clube de Paranaguá na noite desta quinta-feira (24) e que contou com a participação de dirigentes das entidades representativas de todos os segmentos do ensino superior do Paraná – docentes, funcionários, estudantes e governo do Estado - tomou posse no cargo de presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) o professor Antônio Alpendre da Silva, diretor geral da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).
“A Apiesp nasceu da necessidade de uma representatividade das instituições em um relacionamento com o governo, no qual o diálogo é possível e valorizado”, disse o secretário em exercício e diretor-geral da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Jairo Pacheco. Segundo Pacheco, houve muitos avanços no ensino superior do Paraná durante o governo Requião, e o fortalecimento da Seti e das Universidades estaduais ficou demonstrado nessa solenidade.
 “Aqui ficou demonstrado que esse diálogo existe. O diálogo é importante e uma negociação política exige representação. O mais contraditório dentro desse sistema é que tanto o ex-secretário Aldair Rizzi como a secretária Lygia Pupatto não podem reivindicar conquistas como o PCCS, porque foi resultado de um diálogo que envolveu os técnicos e suas entidades representativas. O bônus deve ser dividido com todos os que participaram desse processo de construção coletiva. E estar na posse da Apiesp é compartilhar a alegria de estarmos juntos com estes competentes dirigentes eleitos”, afirmou Pacheco.
De acordo com o presidente da Fundação Araucária, José Tarcísio Trindade, “é importante a existência de uma instituição que congregue os dirigentes e que deve compatilhar com a Seti as ações para que o ensino público do Paraná seja o melhor possível”. Ele acrescentou: “Nosso ensino precisa responder às necessidades do povo paranaense. Desejo que neste novo mandato a direção da Apiesp atue, mais uma vez, com responsabilidade, tendo como principal preocupação pública proporcionar o melhor ensino, pesquisa e extensão que o Paraná precisa”.
Reeleito pela segunda vez consecutiva, para ocupar o cargo no período de 2008 a 2010, Antonio Alpendre da Silva lembrou que “se no governo anterior a 2003, tivemos nossa atuação diminuída, ficando apenas com a função de intermediar o trabalho com a Seti; no atual governo, em virtude de ter escolhido pessoas do ramo – tanto o ex-secretário Aldair Rizzi como a secretária Lygia Pupatto são da academia – houve uma democratização das relações com as Instituições Estaduais de Ensino Superior”.
“Isso levou a nos preparar para um novo momento, à necessidade de participar de todas as negociações. A Apiesp teve uma participação bastante efetiva desde a regulamentação do ensino superior e a implantação do PCCS (Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Agentes Universitários), até a reestruturação da carreira docente universitária, que esperamos que no próximo mês seja enviada à Assembléia Legislativa”, afirmou Alpendre da Silva. Ele destacou a sinergia existente entre os representantes dos funcionários, dos estudantes, dos professores: “Se existe uma política de governo, a nossa função deve ser cada vez mais contribuir para que exista uma política de estado para o ensino superior do Paraná, com os resultados que desejamos”, concluiu o presidente da instituição que reúne as universidades e faculdades mantidas pelo Governo do Paraná e diretamente vinculadas à Seti.
A solenidade contou com a presença dos demais integrantes da chapa, que  tem como vice-presidente o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Vitor Hugo Zanette; 1º tesoureiro, o reitor da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), professor Alcibíades Luiz Orlando; 2º tesoureiro o diretor da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), professor Antônio Carlos Aleixo; 1º secretário a diretora da Faculdade de Artes do Paraná, Rosane Schlögel; 2º secretário o diretor da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), professor José Paskzuk ; representante da Câmara das Universidades o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Wilmar Sachetin Marçal; representante da Câmara das Faculdades a diretora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), professora Anna Maria Lacombe Feijó.
Também participaram do evento a presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Fabiana Zelinski; o presidente do Sindicato dos Professores do Paraná (Sinpropar), Sérgio Lima; e a presidente do Sindicato dos Professores de Londrina, Inês Almeida.