Delegação da Argentina conhece Sistema SETI 06/08/2007 - 11:20

07/08/2007
A perspectiva de mudanças na área do ensino superior na Província de Córdoba, na Argentina, a partir do próximo ano, foi o que despertou o interesse de uma delegação de 58 professores, arquitetos, médicos, advogados e um prefeito municipal daquela região a conhecerem o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O grupo conheceu o Sistema SETI nesta terça-feira, 07, quando foi recebido pelo diretor geral do órgão, Jairo Queiroz, e a coordenadora de Ciência e Tecnologia da SETI, Jackelyne Corrêa Veneza.
Além de ampliar o contato para futuras parcerias relacionadas a temas de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, segundo a chefe do Departamento de Educação Especial da Secretaria da Educação, Angelina Mattar Matiskei, a delegação teve como referência o trabalho implementado no Paraná, especialmente nas áreas de ensino especial – inclusão de alunos com deficiência no contexto do ensino regular – e também na área de acessibilidade – quebra de barreiras arquitetônicas.
“Esse foi um primeiro e importante passo para uma troca de informações e, num futuro próximo, para a realização de projetos e programas de estudo em parceria”, disse Alberto Reinaldi, funcionário do Ministério de Ação Social do Governo de Córdoba.
A visita, de acordo com a coordenadora de Ciência e Tecnologia da SETI, Jackelyne Corrêa Veneza, desperta grande interesse da instituição para o estabelecimento de futuras parcerias, especialmente para os programas de intercâmbio.
Após conhecer a atuação da SETI, a delegação Argentina participou de reunião com o coordenador de Engenharia da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), Renato Gubert, acompanhado da arquiteta Lia Meger; e com os consultores do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA-PR), Antonio Borges dos Reis e Ricardo Mesquita, que trataram de questões de acessibilidade em projetos arquitetônicos das áreas pública e privada.