Curtume de couro de peixe é inaugurado em Pontal do Paraná 15/01/2010 - 10:40

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, inaugurou nesta quinta-feira (14) o Curtume Artesanal do Couro do Peixe, em Pontal do Paraná. As instalações e equipamentos foram estruturados pelo projeto “Agregação de valor através do reaproveitamento de resíduos orgânicos do pescado em sistemas produtivos familiares”, que faz parte do programa Universidade Sem Fronteiras. Os investimentos, através da Secretaria e do Fundo Paraná, somam cerca de R$ 200 mil.
Segundo a secretária Lygia, a inauguração do curtume é mais uma conquista. “Tenho certeza que esse projeto já é um sucesso. Espero que em 2010 o projeto avance ainda mais. O estado tem que governar para todos, mas deve ter um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nós queremos construir uma nova sociedade, uma sociedade do conhecimento. Com o Universidade Sem Fronteiras, estamos fazendo uma revolução silenciosa no estado do Paraná”, disse.
A coordenadora do projeto Kátia Kalko Schwarz ressaltou o benefício à comunidade local com a estruturação do curtume. “É com muita alegria que comemoramos a inauguração desse curtume. Esse local será um espaço que proporcionará a geração de renda para a comunidade local, trazendo progresso para o município e para a região”, destacou.
Para o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Antônio Alpendre da Silva, o programa Universidade Sem Fronteiras traz inúmeros benefícios ao estado. “Essa é uma oportunidade de vislumbrar mais uma ação do programa Universidade Sem Fronteiras, que gera emprego e renda a diversas comunidades”, afirmou.
A presidente do Programa do Voluntariado de Pontal do Paraná (Provopar), Maria Aparecida Dolenga, destacou a importância das parcerias para concretização do curtume. “Se não fossem as parcerias, esse projeto não seria concretizado. Fico muito feliz que a equipe tenha escolhido Pontal do Paraná para desenvolvimento desse projeto”, disse. O Provopar foi a instituição que cedeu espaço para que o curtume fosse instalado.
O programa Universidade Sem Fronteiras está presente em mais de 280 municípios e envolve 5,4 mil bolsistas. Em todo o Paraná, são desenvolvidos mais de 600 projetos com o objetivo de gerar emprego e renda em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).