Cursos de Direito das universidades estaduais do Paraná são bem avaliados no Enade 11/04/2017 - 17:47

As cinco universidades estaduais do Paraná, que oferecem o curso de Direito, conquistaram os conceitos 4 e 5 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Os resultados da avaliação realizada em 2015 foram divulgados em março deste ano.

De acordo com o Conceito Enade (CE), três cursos de Direito das universidades estaduais do Paraná obtiveram conceito 5: o da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Nas universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) os cursos de Direito atingiram conceito 4.

O curso de Direito da UENP foi o melhor colocado dentre todas as universidades estaduais do Brasil e considerado o melhor do sul do país. Segundo o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UENP, Luiz Fernando Kazmierczak, o conceito máximo no Enade é fruto de um esforço em equipe. “Temos professores, alunos e agentes universitários qualificados e o apoio da administração da universidade que incentiva o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Um trabalho que é desenvolvido em conjunto e que permite que a UENP esteja bem colocada no cenário nacional”, afirmou o diretor.

Além disso, de acordo com Kazmierczak, os bons resultados nas avaliações das universidades estaduais são um atrativo para a região. “O reconhecimento por meio de um bom resultado nas avaliações é importante para as instituições de ensino superior que estão no interior do estado, isso motiva os alunos para continuar desenvolvendo projetos que ajudam a comunidade em geral”, ressaltou.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação do país.

Selo OAB

Em 2016 os cursos de direito das cinco universidades estaduais receberam também o selo de qualidade OAB entregue pela Ordem dos Advogados do Brasil. O selo OAB é entregue a cada três anos e leva em conta a aprovação dos alunos no Exame de Ordem e o seu desempenho no Enade.

Para receber o selo os cursos precisam ter ao menos 20 alunos participantes de três edições do Exame de Ordem Unificado, com peso 4 na avaliação, e também no Enade com peso 1. As faculdades com nota acima de 7, em escala de 0 a 10, recebem o selo.