Cursos das universidades estaduais recebem bom conceito no ENADE 2014 23/12/2015 - 11:55

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União as notas dos cursos superiores no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. Em 2014 foram avaliados 34 cursos. Dentre os cursos avaliados nas sete universidades estaduais, 71 obtiveram os conceitos 5 e 4. O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) teve 24 cursos avaliados. O curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) atingiu conceito 5. Outros 13 cursos da UEL tiveram nota 4, oito receberam 3 e dois o conceito 2. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram avaliados 33 cursos. Dentre eles, os cursos de Ciências Sociais e Engenharia Civil obtiveram o conceito 5. A instituição também teve 14 cursos com o conceito 4; 13 com o conceito 3 e seis cursos com o conceito 2. Na Instituição de Ponta Grossa (UEPG), dois cursos receberam o conceito 5 - Ciências Biológicas e Engenharia Civil, dos 23 avaliados. A instituição também teve 6 cursos com o conceito 4; 12 com conceito 3; 2 com o conceito dois e um com o conceito 1. Na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), nos campi de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes, 18 cursos foram avaliados – 7 cursos com o conceito 4; 10 cursos com o conceito 3 e um curso com o conceito 1.

Em Guarapuava, Irati, Laranjeiras, Pitanga, Coronel Vivida, Chopinzinho e Prudentópolis, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foram avaliados 26 cursos. Dentre eles, dois cursos obtiveram o conceito 5 - Educação Física e Engenharia Florestal, 9 cursos com o conceito 4, 12 com conceito 3 e três cursos com o conceito 2. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve 31 cursos avaliados. Os cursos Letras-Português e Espanhol e Matemática, ambos de Cascavel, receberam o conceito 5 Letras-Português e Espanhol e Matemática, ambos de Cascavel, receberam o conceito 5; 15 ficaram com o conceito 4, 12 com o conceito 3 e dois cursos com o conceito 2. A universidade Estadual do Paraná (Unespar) teve 32 cursos avaliados com o ENADE 2014. Dentre eles, 11 receberam o conceito 4, 17 o conceito 3 e 4 o conceito 2.

Em 2014, foram avaliados os cursos de Pedagogia, Engenharia Geral, Formação Feral, Educação Física, Letras - Português, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, História, Matemática, Química, Filosofia, Física, Geografia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Música, CST em Análise e Desenvolvimento de Sistema, CST em Automação Industrial, CST em Gestão da Produção Industrial, CST em Redes de Computadores, Arquitetura e Urbanismo, Sistema de Informação, Ciência da Computação, Artes Visuais e Ciências Sociais.

O Conceito Enade é calculado para cada curso, tendo como unidade de observação a instituição de ensino superior – IES, o município da sede do curso e a área de avaliação. Ou seja, a nota Enade do curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral e no Componente Específico. A parte referente à Formação Geral contribui com 25% da nota final, enquanto a referente ao Componente Específico contribui com 75%. Sendo assim, o conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.
Além da prova, também são instrumentos de avaliação um questionário de impressões dos estudantes sobre a prova, um questionário do estudante e outro questionário direcionado ao coordenador do curso. Fazem o exame, estudantes do último ano dos cursos previamente selecionados pelo MEC, que se repetem a cada três anos. O foco do exame, enquanto componente curricular obrigatório, são as competências e habilidades necessárias para a formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.