Curso de medicina em Ponta Grossa é realidade 21/07/2009 - 17:57

“Estamos realizando não apenas o nosso sonho, mas o da cidade de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais”, disse o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, agradecendo o apoio do Governador Roberto Requião e da secretária de Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, para implantação do curso de medicina na instituição. “É um momento importante para a instituição que está completando 40 anos”, afirmou.
“O curso começa com toda a estrutura necessária”, comemorou Gomes, citando que 20 laboratórios, dos 24 previstos, já estão prontos, que o concurso para contratação de professores para os primeiros anos já foi realizado e a programação orçamentária de investimento e custeio está assegurada.
O Governador Roberto Requião destacou que dos 40 alunos da primeira turma, 38 são paranaenses. “Nós temos um ensino público em Ponta Grossa de qualidade, e 38 dos 40 alunos aprovados são alunos paranaenses, o que é muito bom para nós, embora o curso tenha sido aberto para o Brasil inteiro e nós não segregamos. Mas isso mostra a qualificação da nossa de estrutura de ensino e a qualidade dos nossos alunos, o que é um motivo de orgulho para o governo. O curso de medicina da UEPG é um curso estruturado e tem toda a condição de ser o melhor curso do país”, ressalta o governador.
Um dos estudantes desta primeira turma, Henrique Hoffmann, 18 anos, relata que desde criança queria fazer medicina, porém teve receio ao saber que o curso havia sido interrompido anteriormente. “Confesso que no início eu fiquei bem preocupado, porque todos diziam que o curso de Medicina tinha sido reaberto, havia existido e não tinha dado certo. Mas o Reitor e todos os professores nos tranqüilizaram no primeiro dia, nos mostraram toda a estrutura e tudo o que ainda está por vir. São 24 novos laboratórios e um hospital regional, o mais moderno da região. Eu e todos da minha turma estamos bem tranquilos. A turma vai fazer o curso funcionar, assim como os professores e a universidade. Tivemos a aula inaugural ontem, tivemos um reconhecimento do curso, dos professores, do corpo docente. E hoje as aulas começam efetivamente”, afirma o acadêmico.
O deputado Jocelito Canto lembrou que os Campos Gerais era a única região do Estado que não tinha um hospital regional. “É o maior patrimônio da saúde que o Governo do Paraná deixa para os Campos Gerais e não tenho dúvida que será um dos melhores do país”, disse.
“O nosso compromisso com o governo é que esses jovens, daqui a seis anos, serão médicos de qualidade e vão representar condignamente a formação e a universidade pública do Paraná”, afirmou Gomes. O reitor destacou ainda que o curso vai manter o mesmo padrão de qualidade dos cursos de medicina do Estado. “É um motivo de orgulho para os paranaenses, pois sempre estamos entre os melhores do Brasil”.

Para a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, este é um momento para se comemorar. “Esta data marca o início do curso de Medicina em uma sólida Instituição de Ensino Superior Estadual e representa o acesso dos moradores dos Campos Gerais do Paraná aos avanços da ciência e de modernas tecnologias em benefício da saúde. Num curto prazo, os futuros médicos diplomados pela UEPG contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população paranaense dentro dos firmes princípios éticos presentes em seu processo de aprendizagem”, finalizou.