Curso de Cinema e Vídeo da FAP tem parecer favorável do Conselho Estadual de Educação 24/03/2010 - 11:30

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) recebeu do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná (CEE) parecer favorável ao reconhecimento do curso de bacharelado em Cinema e Vídeo, oferecido pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). A instituição é vinculada ao sistema estadual de ensino superior da Seti, que conta com seis universidades e sete faculdades distribuídas em todo o estado.

De acordo com o secretário de Estado Jairo Pacheco, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, este é um dos projetos estratégicos do Governo do Estado, tratado como prioridade. “A finalidade é, juntamente com outros cursos de nossas instituições, formar um pólo de audiovisual no Paraná. Mais que um curso implantado, trata-se de um pólo de produção, que possibilita a oferta de um curso de extensão e atividades como o Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino”, afirma o secretário.

Autorizado em 22 de junho de 2005, o curso funciona em período vespertino com atividades complementares no período noturno, conta com 201 alunos matriculados, e oferta 60 vagas anualmente no vestibular, sendo 30 vagas para cada semestre. As instalações ficam na Escola Sul Americana de Cinema e TV (CineTVPR), no Parque Newton Freire Maia (estrada da Graciosa, 7400, Pinhais). A diretora da FAP, Rosane Schlögel, afirma que o curso é o mais procurado da instituição e 50% dos alunos são de outros estados.

“A implantação de um curso até seu reconhecimento só pode ser alcançada por todos os envolvidos nesse projeto. A vontade política do governador Roberto Requião e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que investiram nessa ideia, foi fundamental para a sua realização”, afirma a diretora.

A faculdade já vinha desenvolvendo estudos na área do Audiovisual por meio de um grupo de estudos de Linguagem Visual, do curso de Pós-graduação em Cinema e Vídeo, produções e participações em festivais. A junção desses propósitos culminou na implantação e no processo de reconhecimento do curso, atendendo as exigências legais. A diretora informou que houve um trabalho minucioso de levantamento de dados, documentação e depoimentos por parte da coordenação do curso, da Secretaria Acadêmica da FAP e da comunidade acadêmica.

A instiuição, que passou a se chamar Faculdade de Artes do Paraná em 1991, possui nove cursos de graduação e três cursos de pós-graduação. Em 2005, foi inaugurada a Escola Sul Americana de Cinema e TV (CineTVPR), projeto do qual a FAP participa com o curso de graduação em Cinema e Vídeo.
A Seti investiu R$ 1,2 milhão na FAP entre 2006 e 2010, por meio do Programa de Infraestrutura, o que permitiu a reforma, ampliação de salas de aula e laboratórios, compra de acervo para bibliotecas e de material permanente.