Curso de Cinema e Vídeo da FAP é reconhecido 27/05/2010 - 08:50

O governador Orlando Pessuti autorizou, na última semana, o reconhecimento do curso de bacharelado em Cinema e Vídeo, ofertado pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). A instituição é vinculada ao Sistema Estadual de Ensino Superior, que conta com seis universidades e sete faculdades distribuídas em todo o estado.
O secretário de Estado Nildo Lübke, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, reafirmou o compromisso do governo do Estado em relação ao assunto. “É um curso que visa a formação superior de profissionais dedicados à execução de pesquisa e produções em cinema e audiovisual. Os futuros diretores, produtores e roteiristas terão condições tanto de produzir como também de pesquisar nesses recursos audiovisuais”, disse o secretário.
Anualmente, são ofertadas 60 vagas para esse curso no vestibular, sendo 30 vagas para cada semestre. As instalações ficam na Escola Sul Americana de Cinema e TV (CineTVPR), localizada no Parque Newton Freire Maia (estrada da Graciosa, 7400, Pinhais).
De acordo com a diretora da FAP, Rosane Schlögel, o curso é o mais procurado da instituição e 50% dos alunos são de outros estados. “A implantação de um curso até seu reconhecimento só pode ser alcançada com o apoio de todos os envolvidos nesse projeto. A vontade política do governador Orlando Pessuti e do secretário Nildo Lübke, que investiram nessa ideia, foi fundamental para a sua realização”, afirma a diretora.
A instituição, que passou a se chamar Faculdade de Artes do Paraná em 1991, possui nove cursos de graduação e três cursos de pós-graduação. Em 2005, foi inaugurada a Escola Sul Americana de Cinema e TV (CineTVPR), projeto do qual a FAP participa com o curso de graduação em Cinema e Vídeo. A Seti investiu R$ 1,2 milhão na FAP entre 2006 e 2010, por meio do Programa de Infraestrutura, o que permitiu a reforma, ampliação de salas de aula e laboratórios, compra de acervo para bibliotecas e de material permanente.