Correios lançam carimbo e selo personalizado em homenagem aos 70 anos do Tecpar 14/03/2010 - 16:40

Os Correios lançarão, nesta sexta-feira (19), às 15h, Carimbo Comemorativo e Selo Personalizado em Homenagem aos 70 Anos do Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A solenidade acontecerá no lado externo do restaurante do Tecpar, localizado à Rua Prof. Algacyr Munhoz Mader, 3775 – CIC. Estarão presentes, dentre outras, autoridades do governo, o diretor-presidente do Tecpar, Aldair Tarcisio Rizzi, e o diretor dos Correios no Paraná, Itamar Ribeiro.
Carimbo Comemorativo – O Carimbo Comemorativo é uma marca filatélica que se destina a difundir o trabalho de relevantes instituições nacionais e internacionais que se destacam nos mais diversos segmentos socioculturais. Perpetuando a data e o local em que os eventos são comemorados, como é o caso dos 70 Anos do Tecpar.
Selo Personalizado – O Selo Personalizado é o selo postal mais a vinheta com a imagem escolhida para homenagear o evento, logomarca de empresas, fotos ou o que o cliente desejar. Pode ser utilizado para o franqueamento de correspondência.
Sobre a Filatelia – Filatelia é o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados, como envelope de primeiro dia de circulação, máximo postal, blocos, entre outras peças. “Filatelia” é uma palavra composta originada dos seguintes termos gregos: philos, que significa “amigo”, e ateleia, “isenção de taxas”. Por essa razão, “filatelista” significa “amigo do selo ou da marca”.

Tecpar - Trajetória de sucesso
Implantação de novos laboratórios, consolidação de parcerias e mudanças tecnológicas, são exemplos de conquistas que o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) alcançou durante sua trajetória de 70 anos (1940-2010), comemorados neste ano. Centro nacional de referência científica e técnica, obteve o reconhecimento do seu trabalho desde a sua fundação, quando controlou a peste suína e a raiva animal e impulsionou o surgimento de novas empresas. Trabalhos relevantes realizados em áreas estratégicas, como a produção industrial, pesquisa e desenvolvimento, extensão e serviços tecnológicos, possibilitaram o avanço do instituto. Em 2009, durante a gestão de Aldair Rizzi, o apoio recebido do governo do Estado foi fundamental para a execução do planejamento estratégico da instituição, quando foi registrado o maior investimento em ciência e tecnologia da sua história, consolidando sua trajetória de sucesso. Somente nesse ano, foram firmados 117 novos convênios de projetos estratégicos e executados 691 projetos do programa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Universidade Sem Fronteiras, totalizando R$ 21 milhões de investimento. De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, esses recursos representam 50% da receita global do instituto e possibilitaram os investimentos em ciência e tecnologia realizados. “O ano de 2009 permitiu ao Tecpar recompor seus investimentos na área tecnológica e garantir a retomada de projetos parados. Além disso, os investimentos vão possibilitar a continuidade de trabalhos fundamentais, como a produção de imunobiológicos e dos kits de diagnóstico de doenças que ajudam a reduzir a necessidade de o Brasil realizar importações”, explica o diretor.