Coordenadora do USF participa de evento nacional de extensão universitária 29/06/2018 - 13:52

A coordenadora do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) Sandra Cristina Ferreira participa, nesta sexta-feira (29), do 8º Congresso Brasileiro de Extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sandra apresenta o trabalho “ações de extensão: a atuação do Neddij no Paraná”.

O Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij), que faz parte do Programa Universidade Sem Fronteiras, fornece assistência às crianças e adolescentes que estejam em qualquer situação que prejudique o seu desenvolvimento.

O evento busca discutir os desafios da extensão universitária no Brasil integrando os conhecimentos da universidade e da sociedade. O congresso reúne professores, técnicos e alunos que integram o quadro de ações extensionistas das universidades brasileiras.

A coordenadora do USF destacou a credibilidade que o programa possui em nível nacional. “Participar de eventos com profissionais que atuam na extensão em universidades de todo o Brasil é uma oportunidade de conhecer novas experiências. Além disso, esse reconhecimento mostra que o programa tem se consolidado e gerado interesse de diversas universidades em executar ações de extensão semelhantes a nossa”. Também participaram do evento os pró-reitores de extensão das sete universidades estaduais do Paraná.

Também em Natal, Sandra participou, do dia 25 ao dia 27, do 43º Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras na UFRN. Sandra debateu o tema "Extensão: pilar da universidade e da democracia” com representantes de outras universidades no painel de abertura do evento.

O fórum é uma entidade voltada para definição de políticas acadêmicas de extensão, buscando a transformação social, exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

Universidade Sem Fronteiras tem novos projetos aprovados
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgou, no início de junho, os 85 projetos aprovados na primeira fase de seleção do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras (USF).
O Governo do Estado irá investir, por meio do Fundo Paraná, cerca de R$ 7 milhões, para o desenvolvimento de projetos que beneficiam, principalmente, os municípios paranaenses com baixo índice de desenvolvimento humano municipal (IDH-M).

Cada projeto receberá até R$ 85,20 mil e terá 12 meses para a sua execução. Na edição de 2018 foram apresentadas 303 propostas de instituições públicas e privadas de ensino superior e pesquisa de todas as regiões do Estado.

Os Núcleos de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddji) integram oferecem serviços nas áreas de direito, psicologia, pedagogia e serviço social, por meio das universidades estaduais.

São dez núcleos, ligados às universidades estaduais de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste); do Paraná (Unespar); de Ponta Grossa (UEPG), de Maringá (UEM).

As atividades abrangem 32 municípios. O Neddij trabalha em conjunto com órgãos como o Conselho Tutelar, Ministério Público e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).