Coordenadora do USF acompanha ações de programas de extensão em Londrina 05/09/2019 - 09:56

A coordenadora do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) Sandra Cristina Ferreira visitou, nesta semana, os projetos de extensão financiados pelo USF e que são desenvolvidos na Universidade Estadual de Londrina (UEL). A visita faz parte da agenda de acompanhamentos das ações desenvolvidas pelas universidades estaduais que possuem impacto na sociedade.

Em vigor desde 2007, as ações do programa também visam o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, da capacitação e da produção tecnológica, cultural e desenvolvimento social, voltadas para a inovação e a melhoria da qualidade de vida.

Por meio das visitas foi possível acompanhar o desenvolvimento das ações extensionistas do programa e verificar os resultados alcançados até o momento, explica Sandra. “Podemos analisar se o trabalho proposto pelo programa está transformando a realidade da população. Também, com as visitas, podemos visualizar a riqueza de cada projeto e a sua importância para o Estado do Paraná”.

SAÚDE- Um dos projetos visitados foi “Inclusão Social de sujeitos com uso abusivo de substâncias psicoativas” que desenvolve ações de aprendizagem artísticas com fins terapêuticos que facilitem a reinserção social e a promoção da saúde de dependentes químicos.

AGROECOLOGIA - Outra iniciativa que recebeu a visita da coordenadora do USF foi o projeto “Fomento a sistemas agroecológicos para fortalecimento da autonomia de mulheres camponesas”. A iniciativa, que atende 25 famílias, promove o fortalecimento de sistemas agroecológicos conduzidos por mulheres camponesas, contribuindo para o aumento da renda familiar e inclusão tecnológica e produtiva.

Com o objetivo de assessorar a Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista (Copacon), localizada no assentamento Eli Vive em Londrina, a ação "Assessoria à Cooperativa de Produção e Comercialização Conquista para implantação de agroindústria de milho crioulo" atende 120 agricultores da região. Nas atividades são aplicados princípios da economia solidária, da implantação do sistema agroindustrial e da analise e viabilidade socioeconômica do projeto, auxiliando nos estudos de mercado para os produtos derivados do milho com ênfase no mercado institucional.

Também foram visitados os projetos "25 Anos Museu de Arte de Londrina" e "Possíveis caminhos de partilha: o encontro com os quilombolas e assentamentos do Paraná". O Universidade Sem Fronteiras é uma política de Estado que executa ações de extensão nas instituições de ensino públicas e privadas. São priorizadas áreas estratégicas que privilegiem municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), bem como, áreas de pobreza das periferias das cidades paranaenses.

 

Fotos: Paulo Vieira

GALERIA DE IMAGENS