Cooperativa em Barbosa Ferraz garante novas oportunidades à região 07/07/2009 - 17:40

A Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) inaugurou uma unidade da Cooperativa de Crocheteiras e Bordadeiras do Paraná (Coopercrochê) no distrito de Bourbônia, em Barbosa Ferraz, para proporcionar novas oportunidades de trabalho às mulheres bourbonienses. Com um investimento de R$ 24 mil no projeto, inserido na modalidade Gestão Tecnológica do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a cooperativa realizará serviços de facção em peças de vestuário. Até o final do ano, a previsão da cooperativa é confeccionar com marca própria.
Cerca de 1100 pessoas moram em Bourbônia. Após a conclusão dos estudos, grande parte dos jovens, principalmente as mulheres, buscam trabalho e melhores condições de vida em outros destinos. “Estamos contentes com a vinda da cooperativa para cá, é uma nova possibilidade de emprego”, diz Cleusa Aparecida Lopes Andrade que, assim como as demais mulheres do distrito, tinha apenas duas opções: o trabalho árduo na lavoura e os afazeres domésticos.
Primeiramente, a Fecilcam ofertará cursos de Costura Industrial e de Gestão de Cooperativas Populares. Depois, será realizada uma consultoria administrativa e mercadológica para auxiliar os trabalhos. A expectativa é a geração de 20 postos de trabalho no local. Além dos integrantes do Universidade Sem Fronteiras, também haverá o auxílio da empresa Campus Júnior Consultoria, ligada ao Departamento de Administração da Fecilcam.
Segundo o coordenador do projeto, professor João Marcos Borges Avelar, a nova unidade tem como objetivo gerar empregos, aumentar a renda e contribuir para o desenvolvimento social e humano dos participantes. “O projeto representa o compromisso social que a Fecilcam tem com os municípios da nossa região, e significa uma alternativa viável de geração de emprego e renda para os moradores de Bourbônia”, afirmou.
O diretor da Fecilcam, Antonio Carlos Aleixo, ressaltou a importância do programa da Seti. “Estou contente com as ações desenvolvidas pelo Universidade Sem Fronteiras que, em parceria com a Prefeitura de Barbosa Ferraz, tem  trabalhado para transformar a região”. Para o prefeito de Barbosa Ferraz, Mário César Lopes Carvalho, a realização desse projeto em Bourbônia é o resultado de um grande esforço e de uma parceria sólida existente entre o poder público municipal e a Fecilcam.