Convênios com a Unicentro atendem o ensino, a pesquisa e a extensão 16/05/2007 - 11:10

16/05/2007
Os sete convênios que serão assinados nesta quinta e sexta (17 e 18) em Irati e Guarapuava, entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), no valor de R$ 2,3 milhões, contemplam todas as áreas de atuação da instituição - o ensino, a pesquisa e a extensão. Segundo a secretária Lygia Pupatto, esse investimento faz parte da política do governo estadual para toda a rede pública de ensino superior do Paraná, formada por seis universidades e sete faculdades estaduais.
Segundo ela, além dos R$ 2,3 milhões para 2007, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já repassou à Universidade do Centro Oeste, no período 2003-2006, um total de R$ 4,4 milhões. Oriundos do Fundo Paraná, esses recursos destinam-se à melhoria da infra-estrutura da instituição (laboratórios, salas de aula e novos equipamentos) e à melhoria dos cursos da graduação e da pós-graduação.
“Os novos convênios vão permitir o aprofundamento das pesquisas que já vêm sendo desenvolvidas na UNICENTRO e nos cursos de pós-graduação recém criados, que são os de Química Aplicada, Agronomia, Ciências Florestais e Biologia Evolutiva”, informa o reitor da UNICENTRO, Vitor Hugo Zanette.
Os convênios atendem os cursos existentes na sede da UNICENTRO, em Guarapuava, e no campus de Irati. “Os investimentos na área da Engenharia Ambiental, por exemplo, significam muito não só para a comunidade acadêmica como para a população, que passará a contar com uma infra-estrutura de serviços muito melhor”, disse ainda o reitor. Ele acrescentou que o curso de graduação em Ciências Florestais será “indiretamente beneficiado com os recursos dos convênios”.
Da mesma forma, comentou ainda o reitor, as três novas clínicas de saúde da UNICENTRO que estão recebendo recursos do Fundo Paraná – de Fisioterapia, de Saúde Mental da Criança e de Saúde Auditiva – poderão prestar um melhor atendimento à população, “bem como dar uma maior sustentação aos cursos dessas áreas”. Quanto ao Laboratório de Análise Matemática da universidade, o reitor disse que os recursos permitirão o desenvolvimento de pesquisas de ponta nessa e na área da Ciência da Computação.