Cônsul da França visita Seti 14/12/2010 - 11:10

O diretor geral da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alvaro Miguel Rychuv; a assessora Jackeline Corrêa Veneza; e a assessora jurídica, Lisis Pissaia, receberam ontem, 13, a visita da nova cônsul da França em Curitiba, Emilie Brosse Dely, e do chefe do Departamento Cultural e de Cooperação do Consulado Geral da França em São Paulo, Jean-Pierre Garino.

Durante o encontro foram discutidos os convênios entre o Paraná e a França na área acadêmica e tecnológica. Um exemplo é o programa “Universidade Sem Fronteiras”, implantado em 2007 e desenvolvido por educadores, profissionais recém-formados, estudantes de graduação e do ensino médio, em mais de 300 municípios.

Outro projeto decorrente de convênios com a França é o “Quatro Motores do Mercosul”, que envolve o Estado do Paraná e os departamentos de Alto Paraná (Paraguai) e Rivera (Uruguai) e também a província de Córdoba (Argentina). A experiência foi baseada no “Quatro Motores para a Europa”, que existe há 20 anos, e das qual participam as regiões de Rhône-Alpes (França), Baden-Württenberg (Alemanha), Lombardia (Itália) e Catalunha (Espanha).

A Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais (ETLQueijos), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, também foi apresentada como uma das parcerias de sucesso entre o governo estadual e a região de Rhône-Alpes. O curso ensina o processamento de queijos tipo massa dura (parmesão) e semi-dura (emmenthal) e de queijos de massa mole, dos tipos reblochon e raclete originários da região de Rhône-Alpes, Camembert e Brie. Também são ensinadas técnicas dos queijos tipo feta e boursin (de cabra) e de embalagens, entre outras.

GALERIA DE IMAGENS