Conselho do Território Oeste conhece diagnósticos de propriedades rurais 28/08/2009 - 14:08

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos em 14 propriedades rurais que utilizam a metodologia das Redes de Referências para Agricultura Familiar, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural Emater, foram apresentados em reunião do Conselho do Território Oeste, realizada no município de Vera Cruz do Oeste. A atividade tem o apoio do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Emater e o curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – campus de Marechal Cândido Rondon.
Além da coordenação da docente do curso de Zootecnia da Unioeste, Maximiliane Zambon, da engenheira agrônoma das Redes, Maria Lucia Parizotto, e do zootecnista José Bortoluzzi, o trabalho conta com a participação de 14 produtores colaboradores, extensionistas do Emater, técnicos das prefeituras municipais, agentes de assistência técnica e extensão rural, três bolsistas formados e dois acadêmicos de zootecnia do USF.
As propriedades envolvidas estão localizadas nos municípios de São José das Palmeiras, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Diamante do Oeste, Ramilândia, Pato Bragado, Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa.
Segundo a agrônoma Maria Lucia, no encontro foram apresentadas informações tecnológicas, sociais e econômicas das propriedades. “Vale destacar que como se trata de pequenas propriedades, das 14 apenas oito complementam a renda fora da propriedade. E no aspecto qualidade de vida, o lazer é o indicador mais baixo para essas famílias”, ressaltou.
Maria Lucia informou que além da apresentação no Conselho Territorial, também foram realizadas outras atividades nas propriedades envolvidas, como reuniões técnicas, treinamentos de equipe e dias de campo para produtores de Medianeira e Marechal Cândido Rondon.
NOVO TREINAMENTO
No próximo dia 4 de setembro, será realizado um curso de Gestão da Propriedade Leiteira com uma oficina de planejamento das propriedades. Serão reunidos produtores para discutir a importância da gestão da propriedade, reforçando temas como controles leiteiro, reprodutivo, sanitário e econômico, além do manejo das pastagens, entre outros.