Conferência Biodieselbr reúne em Curitiba representantes do setor 22/10/2009 - 17:16

Começou nesta quinta-feira (22) em Curitiba a 5ª Conferência Biodieselbr 2009. O evento acontece no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O diretor do Departamento de Energias Renováveis do Ministério de Minas e Energias, Ricardo Dornelles, falou sobre as perspectivas do setor. “Precisamos analisar o retrato dos biocombustíveis no mundo. Nossa meta é alcançar a dimensão do etanol. Para isso, temos de desenvolver nosso grande potencial”, disse.
O evento terá enfoque em quatro áreas principais: usinas, governo, matérias-primas e tecnologias de produção. Nesta sexta-feira (23), será ministrado pelo Tecpar o curso “Aspectos Técnicos de Controle da Qualidade Aplicados à Cadeia Produtiva do Biodiesel”, com o objetivo de explicar o processo de avaliação da qualidade das matérias-primas e produtos da cadeia produtiva de biodiesel.
Nesta quinta-feira (22) haverá palestras com o representante do Laboratório de Tecnologias Verdes (GreenTec), Donato Aranda; o diretor da Granol, Juan Diego Ferrés; o superintendente de Abastecimento da Agência Nacional de Petróleo, Édson Silva; o diretor-presidente do Consórcio Vale Biopalma, Márcio Maia; o coordenador da Comissão Executiva Interministerial de Biodiesel da Casa Civil, Rodrigo Rodrigues; o diretor superintendente da BSBios, Erasmo Batistella; o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto; e o chairman da BiodieselBR, Univaldo Vedana. O evento é transmitido pela internet para 200 inscritos.
O Tecpar tem o Centro de Referência em Biocombustíveis (Cerbio), que promove a pesquisa e o desenvolvimento da produção e uso de biocombustíveis e avalia a sua viabilidade e competitividade técnica, econômica, social e ambiental para análises e testes de combustíveis alternativos e de fontes renováveis, como os derivados de ésteres de óleos vegetais – o biodiesel. O Cerbio foi escolhido pelo Governo Federal para ser um dos executores do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, que reúne institutos de pesquisa, universidades, empresas privadas e organizações setoriais vinculadas à indústria automotiva.