Conae inclui abordagens sobre o Ensino Superior 24/11/2009 - 17:18

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, participou nesta terça-feira (24), no Centro de Convenções de Curitiba, da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae). O objetivo do encontro é discutir propostas para contribuir com o Plano Nacional de Educação, que determinará as diretrizes das políticas educacionais para os próximos dez anos.
Para Lygia, o intercâmbio entre o ensino superior e o ensino básico é de extrema importância. “Eu tenho defendido que esse diálogo tem que ser cada vez mais estreito. Hoje existem vários projetos para que haja essa aproximação, como o PDE, desenvolvido em parceria com a SEED, e o Universidade Sem Fronteiras, que trabalha com mais de 100 escolas públicas, particularmente nas áreas da física, da química e da matemática”, ressaltou.
A secretária também destacou os avanços conquistados na área da educação nos últimos anos. “Houve concursos públicos para todos os níveis, houve planos de carreira, houve reajuste de salário. Acredito que temos uma experiência a contribuir com o Brasil. Tenho certeza absoluta que as reflexões realizadas nessa conferência serão extremamente importantes, não só para a educação do nosso estado, mas também do Brasil”, citou.
A Comissão Conae Paraná é composta por 12 entidades de vários segmentos educacionais, da educação básica à superior, incluindo todas as suas modalidades, das esferas públicas e privadas. No evento, serão eleitos 101 delegados para representar o Estado na Conferência Nacional, a ser realizada em março do próximo ano. “A realização de uma conferência como essa significa a democratização da discussão. Quando você convoca a sociedade, o projeto fica com uma sustentação muito maior. O grandes projetos que deram certo são aqueles em que a sociedade participa, reivindica, avança. Tenho certeza que o estado do Paraná vai dar uma grande contribuição para a conferência nacional”, finalizou a secretária Lygia.