Complementação pedagógica vai atender estudantes do Normal Superior da Vizivali 19/08/2010 - 10:21

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, em articulação com o Ministério da Educação (MEC) e com o Conselho Nacional de Educação, implementará o Programa de Complementação Pedagógica através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com isso, os alunos que fizeram o Curso Normal Superior ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) entre 2002 e 2004, terão seus estudos aproveitados pelas Universidades Estaduais do Paraná e a complementação de 1.300 horas/aula pela UAB.

“Temos hoje todos os instrumentos capazes de resolver tal situação”, afirmou o secretário Lübke, em reunião mantida nesta semana, no Palácio das Araucárias, com o secretário de Educação à Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky; o representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Celso José da Costa; os reitores das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Estado (IEES), além de representantes e lideranças ligadas ao Ensino Superior do Paraná.

De acordo com o secretário Nildo Lübke, as inscrições para a Complementação Pedagógica serão realizadas em setembro, por meio da Plataforma Paulo Freire, disponível no site do MEC, com a indicação do polo de educação à distância mais próximo. “As vagas serão abertas para todos os alunos que fizeram e concluiram o curso da Vizivali”, afirmou. Segundo ele, a estimativa é obter uma demanda de cerca de 28 mil estudantes.

Para o deputado Caíto Quintana, líder do Governo na Assembléia Legislativa, a questão foi bem encaminhada. Ele havia apresentado um texto substitutivo ao Projeto de Lei 780/07 nessa linha, ampliando o número inicial de beneficiados e estendendo o benefício a todos os professores que concluiram o programa da Vizivali.

Uma grade curricular única para as Universidades está sendo elaborada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em conjunto com o MEC.

Após o período de inscrições, o programa será desenvolvido em duas etapas. A primeira turma dará preferência aos inscritos que exercem a função de professor e atuam em sala de aula e iniciará no quarto bimestre de 2010; as aulas da segunda turma iniciará em março de 2011. A duração prevista do curso é de cerca de um ano. No final do curso, todos os alunos receberão diploma - com registro nas Universidades Estaduais do Paraná.

O assunto havia sido tratado pelo secretário Nildo José Lübke e o ministro da Educação, Fernando Haddad, há duas semanas. Na oportunidade, o secretário questionou a possibilidade de as Universidades Estaduais do Paraná, a UAB e o Instituto Federal do Paraná procederem aos atos necessários para a complementação do curso e, consequentemente, a emissão dos diplomas.