Comitiva de instituto do Paraguai na SETI 25/07/2007 - 17:20

26/07/2007
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, recebeu nesta última quinta-feira, 26, a visita de uma comitiva do Paraguai. Os integrantes fazem parte do Instituto Enlace. O objetivo foi conhecer o Sistema SETI e especialmente os projetos das incubadoras das universidades estaduais.
“Essas parcerias fazem parte da política de governo do Paraná”, afirmou a secretária Lygia Pupatto, ao receber a delegação paraguaia. Segundo ela, a intenção é estreitar as relações acadêmicas e científicas com outros países, principalmente do Mercosul.
Enlace é um instituto sem fins lucrativos, fundado em 2001, na cidade de Assunción. Sua equipe técnica é formada por representantes de universidades públicas e privadas do Paraguai. Seus estudos são destinados a criar uma nova geração de empreendedores, superando as barreiras que impedem o acesso ao capital e fornecendo sustentação técnica aos projetos que tenham potenciais para melhorar o padrão de vida no país.
Segundo Emílio Aranda, assessor do Programa Empreendedores e Projetos da Enlace, o principal objetivo dessa integração é conhecer o funcionamento das empresas incubadas no Estado do Paraná. “Estamos aqui para conhecer os processos de transferências e gerenciamentos, as formas de incorporar as empresas na universidade. Queremos fomentar os processos de incubação nas universidades privadas e públicas”, afirmou Aranda.
Lygia Pupatto falou aos visitantes sobre a importância da criação do Instituto de Estudos Avançados do Mercosul (Imea) no Parque Tecnológico de Itaipu. O Imea possibilitará a criação de cursos de pós- graduação que sejam de interesse principalmente do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. “Isso é fundamental para que haja a verdadeira integração do Mercosul” disse Lygia Pupatto.
Integraram também a comitiva membros da Câmara de Comércio e Serviço do município de Assunción, das universidades Nacional de Assunción, Politécnica, Intercontinental, Conosur de Las Américas, Columbia, Pacifico, Americana e Iberoamericana.