Comitiva da Abruem em visita técnica a universidades da Itália 25/06/2009 - 18:00

Cinco instituições estaduais de ensino superior paranaenses estão representadas na comitiva da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) que iniciou na última segunda-feira (22) uma viagem para aprofundar os laços de integração com universidades italianas. Do Paraná, além do presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes, compõem o grupo de trabalho os reitores da Universidade Estadual do Centro Oeste, Vitor Hugo Zanette; da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio; da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alcibíades Luiz Orlando; e o diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá, Antônio Alpendre da Silva, que também é presidente da Associação Paranaense das Instituições Estaduais de Ensino Superior Público (Apiesp). Representando a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, quem participa da delegação é o diretor geral, Jairo Queiroz Pacheco.
No último dia 22, os 14 membros do grupo foram recebidos pelo embaixador José Viegas Filho na Embaixada Geral do Brasil em Roma. Viegas Filho, que deu destaque à iniciativa de aproximar universidades brasileiras do cenário acadêmico italiano, também acompanhou os membros da Abruem em uma audiência com o ministro das Relações Exteriores italiano, Enzo Scotti, e com o diplomata que assume a Embaixada Italiana em Brasília a partir de agosto, Gherardo La Francesca. A programação da delegação da Abruem inclui visitas técnicas a 12 instituições de ensino superior da Itália. Na capital, os reitores começaram as visitas técnicas na universidade La Sapienza.
Nesta quarta-feira (24), as universidades Tor Vergata, Roma Tre e IUSM receberam a comitiva. Em reunião com o reitor da Università Degli Studi Roma Tre, o diretor geral da Seti, Jairo Queiroz Pacheco e o presidente da Apiesp, Antônio Alpendre da Silva, apresentaram o programa de extensão Universidade Sem Fronteiras, maior programa de extensão universitária do país, e assinaram, assim como os outros reitores, um convênio de cooperação entre a Abruem e a Roma Tre com o objetivo de promover intercâmbios acadêmicos, científicos e culturais entre a universidade italiana e as 48 universidades afiliadas.
Nesta quinta-feira (25), os reitores visitaram o Istituto Ítalo Latino Americano e participaram da Assembléia da Conferenza dei Rettori delle Università Italiane (CRUI), que reúne reitores das diversas universidades italianas para debater o ensino superior no país, a exemplo da Abruem, no Brasil. Recebido pelo presidente Enrico Decleva, os reitores brasileiros assistiram a uma explanação feita pela delegada para assuntos internacionais do CRUI, Stefania Giannini, que destacou o Brasil como segundo país da América do Sul que mais envia estudantes à Itália (751), perdendo apenas para o Peru (1.358). Após a apresentação feita pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e presidente da Abruem, João Carlos Gomes, as duas entidades firmaram acordo de cooperação para manter aberto o diálogo com as embaixadas dos dois países com a finalidade de intensificar o intercâmbio acadêmico entre as instituições que compõem o CRUI e a Abruem.
As visitas seguem nos dias 26 e 27 em Florença, prestigiando as universidades Della Tuscia (Viterbo) e a Di Firenze. Na cidade de Bolonha, as instituições visitadas serão a di Parma (29), di Modena e di Bologna (30). Em Pisa, o encontro com o reitor da Università di Pisa está agendado para o dia 1º de julho. Turim será a próxima cidade com visita marcada no Politécnico di Torino, dia 02 de julho. A comitiva segue para Milão para visita ao Politécnico di Milano, no campus Leonardo (03 de julho) e campus Bovisa, no dia 4 de julho, quando encerram as atividades no país.