Comitiva da ABRUEM visita universidade mais antiga do mundo ocidental 01/07/2009 - 14:50

A mais antiga universidade da Europa e a terceira do mundo, fundada em 1088, a Universidade de Bolonha (Alma-Mater Studiorum Universitá di Bologna), recebeu nesta terça-feira (30) a delegação da Associação Brasileira dos Reitores Estaduais e Municipais (Abruem). O objetivo da visita foi conhecer as inovações tecnológicas italianas e consolidar projetos de intercâmbio de interesse para ambas as instituições.
Até o próximo dia 4, a comitiva da Abruem visitará mais quatro instituições italianas. A comitiva é composta pelo representante da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o diretor geral Jairo Queiroz Pacheco, e por dez representantes de universidades brasileiras, quatro delas vinculadas à Seti.
De acordo com o diretor Jairo Pacheco, a visita à Universidade de Bolonha foi muito positiva. “A Seti tem interesse que o processo de internacionalização das universidades aconteça e vai contribuir para acelerar essa cooperação. Esperamos que as universidades brasileiras mostrem o que têm de melhor para o resto do mundo e que possam também absorver o conhecimento europeu”, disse.
Durante a visita, o reitor da Universidade de Bolonha, professor Pier Ugo Calzolari, apresentou aos brasileiros a estrutura da universidade de Bologna. A principal missão da universidade é a responsabilidade social frente às comunidades regionais e a internacionalização da universidade. Segundo o reitor, o conceito das universidades brasileiras tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, em função da grande produção científica divulgada internacionalmente. “Temos interesse em ampliar o intercâmbio acadêmico científico com universidades brasileiras”, acrescentou.
 A Università di Bologna  tem mais de 80 mil alunos em seus cinco campi (Bologna – principal e mais importante, Forli, Ravenna, Casena e Rimini).  Possui 4.600 alunos estrangeiros, oriundos de mais de 100 países, de todos os continentes, e 3.200 professores efetivos e mais 2.800 contratados. Sua estrutura acadêmica e administrativa é composta de 23 faculdades, 135 cursos de graduação (três anos, 130 créditos), 201 mestrados (dois anos, 120 créditos) e 110 doutorados (mínino de três anos).
O orçamento anual para suas atividades é de 700 milhões de Euros (70% Governo, 17% contibuição estudantil, 7% iniciativa privada,  2% União Europeia, 2% comunidades regionais e  2% outras contribuições). O presidente da Abruem, reitor João Carlos Gomes, também ressaltou os investimentos que o Governo Federal, os Governos Estaduais e as agências de Fomento fazem nas universidades brasileiras. “O momento das universidades brasileiras é favorável ao crescimento qualitativo e a intercâmbios acadêmicos internacionais e temos grande interesse em ampliar nossas relações com as universidades italianas, em especial a Università di Bologna”, afirmou João Carlos.
Ao final da reunião o reitor João Carlos Gomes fez a entrega de uma placa ao reitor Pier Ugo Calzolari, destacando o encontro como um marco importante nas relações com a Università di Bolognha.
Abruem visita Universidade de Modena e Reggio Emilia
A comitiva da Abruem também visitou nesta terça-feira (30) a Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, fundada em 1175. O reitor da instituição italiana, Aldo Tomasi, acompanhado por diretores de faculdades, realizou uma apresentação da estrutura da universidade anfitriã, destacando a prioridade em ampliar o intercâmbio com universidades estrangeiras e demonstrando grande interesse pelas universidades brasileiras.
Modena tem aproximadamente 20 mil alunos regularmente matriculados e está dividida em 12 faculdades, oito delas localizadas na cidade de Modena (Biociência e Biotecnologia; Engenharia; Direito; Letras e Filosofia; Economia; Medicina e Cirurgia; Farmácia; e Matemática, Física e Ciências Naturais). A faculdade de Medicina da Universidade de Modena tem mais de oito séculos, sendo uma das principais faculdades da Europa. As outras quatro faculdades (Ciências Agrícolas, Comunicação, Ciências Econômicas e Ciências Educacionais) ficam na localidade de Reggio Emilia. Atualmente, o percentual de alunos estrangeiros matriculados na universidade é de 5%, com previsão de atingir a meta de 10% nos próximos anos.
O reitor italiano e sua equipe conheceram o sistema de ensino superior das afiliadas da Abruem e as cinco áreas de excelência das dez universidades representadas na comitiva do Brasil. Localizada na forte região industrial da Itália, a Universidade de Modena mantém estreitas relações e atividades com as indústrias locais, a exemplo da Ferrari, para o desenvolvimento e avaliação de novos produtos.