Comitês Assessores da Fundação Araucária analisam mais de 900 projetos 22/07/2009 - 16:42

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, instituição vinculada à Secretaria de  Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), reuniu seus Comitês Assessores de Áreas nesta quarta-feira (22), no AltaReggia Plaza Hotel, em Curitiba. O objetivo é fornecer pareceres a respeito dos projetos inscritos à chamada 14/2008, de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada.
No total, foram inscritos 954 projetos, sendo 908 qualificados para receber os pareceres. A chamada 14/2008 destinará R$ 9,5 milhões em recursos para realização de projetos em 13 áreas de conhecimento: Administração e Economia; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais, Humanas e Jurídicas; Educação e Psicologia; Engenharias; Física e Astronomia; Geociências; Letras e Artes; Matemáticas; Estatística e Informática e Química.
Serão contemplados, no mínimo, 190 projetos, divididos em três modalidades: apoio aos pesquisadores que são mestres há mais de cinco anos, apoio a pesquisadores doutores e apoio aos pesquisadores que são doutores há mais de cinco anos. Os auxílios serão para projetos com orçamentos de até R$ 15 mil, até R$ 25 mil ou até R$ 50 mil.
Para o presidente da Fundação Araucária, José Tarcísio Pires Trindade, a análise dos projetos realizada por esses comitês é extremamente eficaz. “Gostaria de agradecer a colaboração e demonstrar meu profundo reconhecimento aos pesquisadores que se dispõem a participar ativamente dos comitês. A análise realizada pelos pares é a melhor forma que existe para selecionar os projetos, pois assim é possível encontrar as melhores soluções para a comunidade através da ciência e da tecnologia”, ressaltou.
O assessor do Comitê de Física e Astronomia e pesquisador da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Eduardo di Mauro, concorda com o presidente da Fundação. “Essa é uma atividade muito interessante e que faz parte do nosso trabalho de pesquisador. É algo que devemos tomar muito cuidado, e devemos esquecer que muitos de nós estão participando deste edital, para poder tratar o assunto de uma forma bastante imparcial”, afirmou.
Os membros dos Comitês Assessores foram nomeados no último dia 13, por meio do Ato da Diretoria 054/2009. Com mandato de três anos, os assessores do comitês são provenientes de instituições de ensino públicas e privadas sem fins lucrativos, além de institutos de pesquisa. O número de assessores de cada comitê varia de 7 a 11 membros.

Para a diretora científica da Fundação Araucária, Berenice Quinzani Jordão, o trabalho dos assessores é muito importante. “Esperamos iniciar um trabalho muito profícuo, que não se restringe apenas à avaliação dos projetos. Será um trabalho de acompanhamento, de sugestões, de diálogo permanente. Os assessores nos ajudarão a captar as expectativas da comunidade científica paranaense. Isso contribui para que a ciência e a tecnologia transformem a realidade do Estado e incorporem conhecimentos à vida cotidiana de cada cidadão”, disse.
AVALIAÇÃO DOS PROJETOS
Os comitês assessores recomendam ou não os projetos, ou ainda recomendam com alteração orçamentária. Cada comitê determina a metodologia mais adequada para avaliação dos projetos, ponderando determinados critérios. Devem ser analisados o mérito de cada projeto, a capacitação do proponente e os impactos esperados da proposta.
As áreas com maior número de projetos inscritos foram as de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, além de Multidisciplinares. “Este é o maior edital na história da Fundação Araucária, tanto em termos de valores como em termos de inscritos. Nunca houve um edital no valor de R$ 9,5 milhões, nunca houve tanto recurso disponível para a comunidade científica na área de pesquisa básica e aplicada. E a resposta da comunidade superou as expectativas”, afirmou a diretora científica Berenice Quinzani Jordão.
A análise dos projetos pelos Comitês Assessores da Fundação Araucária segue até sexta-feira (24). A expectativa é que o resultado dos projetos contemplados seja divulgado até o próximo dia 30 (quinta-feira).
INVESTIMENTOS
A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná completa dez anos no próximo ano. Para 2009, o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia aprovou um orçamento de R$ 37,4 milhões em recursos, que serão destinados ao desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná. Até o primeiro semestre, foram lançados seis editais que beneficiam diversos projetos no estado.
A instituição é responsável pela destinação de recursos através de três grandes programas: Programa de Fomento à Produção Científica e Tecnológica, Programa de Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores e Programa de Disseminação Científica e Tecnológica.