Colóquio inaugura novo projeto de educação superior no Paraná 24/08/2009 - 16:15

A realização do 1º Colóquio Internacional: Educação para a integração Latino-Americana, no auditório César Lattes, do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, na última quinta-feira (20), serviu para marcar a inauguração do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA).
O evento marcou oficialmente o começo das atividades, por meio do IMEA, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), cujo projeto tramita no Senado e tem como norte uma mudança no panorama da educação superior na América Latina, atendendo dez mil alunos - metade deles brasileiros e metade dos demais países da América Latina.
O diretor-geral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Jairo Pacheco, na ocasião representando a secretária Lygia Pupatto, destacou o apoio que a Seti dá a esse novo projeto de cooperação entre os países da região. “A Unila, como proposta de integração, é uma ideia excepcional. A Seti concorda plenamente com essa concepção de educação integracionista e voltada para as necessidades de quem mais precisa”, disse.
A secretária de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari, representando o ministro de Educação, Fernando Haddad, falou da aposta do Governo Lula no projeto da Unila e na educação como um compromisso e uma estratégia de desenvolvimento para o país. O diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek também manifestou satisfação em apoiar a implantação da Unila. “Estamos construindo nosso sonho de uma América Latina unida e um mundo mais justo e sustentável”, declarou.
Também estavam presentes durante a solenidade de abertura do evento o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alcibiades Luiz Orlando; o presidente da Comissão de Implantação da Unila, Hélgio Trindade; o diretor-geral paraguaio da Itaipu, Carlos Mateo Balmelli; o diretor-superintendente da Fundação PTI e professor da Unioeste, Juan Carlos Sotuyo, entre outros.