Codesul vai trazer ao Paraná projeto cultural da Argentina 14/05/2007 - 11:20

11/05/2007
Curitiba será palco, a partir do dia 23 de maio, do projeto cultural “Argentina para Todos”, que vai contar com atividades nas áreas da literatura, música, cinema e teatro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pelo secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Santiago Martin Gallo, durante a II reunião da Rede Internacional do Paraná (RIP).
A reunião contou com a participação do professor Moacyr Medri, chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e outros cerca de 40 representantes de entidades públicas e privadas do Estado.

Sob coordenação do Codesul, o projeto pretende integrar a comunidade argentina com a brasileira e para isso vai contar com a parceria da Secretaria da Cultura, do Teatro Guaíra e de entidade como o Instituto Esfero, Sesc, Consulado da Argentina e Cancillería da Argentina. A idéia é ocupar vários espaços culturais da capital do Paraná.

“O objetivo é lembrar a Data da Nação Argentina, a ser comemorada no dia 25 de maio junto com a comunidade paranaense que tanto tem contribuído para que as relações, não só econômicas como culturais, possam se ampliar e aprofundar em todo o Paraná”, afirmou o secretário Gallo.

Programação - A primeira atividade está marcada para o dia 23 de maio, na Livraria Arte e Letra, com o lançamento do livro “Pequeño Manual de Procedimentos”, de César Aira. No dia seguinte, haverá um encontro de intelectuais e escritores na sede Secretaria da Cultura.

A programação se estende neste mês com a apresentação do show musical “Franco Luciani Y Quarteto”, em junho com a mostra de cinema e se encerra em julho com o espetáculo “História de Muñecos”, de Ítalo Carmano, durante o Festival de Teatro de Bonecos do Centro Cultural Teatro Guaíra.

RIP – Durante a II reunião da Rede Internacional do Paraná também foram discutidas várias outras atividades que estão em andamento, tanto por meio do governo do Estado como também por entidades privadas. Um dos principais foi o projeto Missões, da Secretaria da Cultura.

Segundo a responsável pela pasta, secretária Vera Maria Haj Mussi, o trabalho será lançado no segundo semestre deste ano, mas iniciado no ano que vem, e contará com a participação de outros países. “O Paraguai já mostrou o interesse, agora falta estabelecermos o contato com o Uruguai e a Argentina”, falou ela. O objetivo, de acordo com Vera, é valorizar as missões que aconteceram no nosso Estado e estabelecer uma relação nessa área com alguns países do Mercosul.

Outro assunto discutido pela secretária, durante a reunião, foi a realização da “Semana Paraguaia em Curitiba” – que deve passar também pelos municípios de Maringá e Cascavel – em agosto deste ano, com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e prefeitura. O objetivo é promover espetáculos de teatro, música e dança e uma mostra de cinema. “A cultura tem uma inserção em todos os aspectos do ser humano, por isso ela é essencial nesses projetos de integração regional”, falou.

A Rede Internacional do Paraná ainda debateu outros assuntos, entre eles a realização de alguns seminários como o “Estadual de Negócios Internacionais”, promovido pelo Banco do Brasil, Fiep, Centro Internacional de Negócios do Paraná e Universidade da Indústria, no dia 17 de maio, em Curitiba, e o “10 Anos do Curso de Relações Internacionais no Paraná”, nos dias 04 e 05 de junho, na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Para o chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, Sérgio Couri, a importância dessas reuniões da RIP é a congregação de todos os agentes e atores externos do Paraná, como universidades, empresas, jornais, órgãos públicos, entidades de classe.

“Todos aqueles que são atores efetivos ou potenciais da área externa estão congregados na RIP. É um fórum de debates, é um mutirão, porque o objetivo é que todos os projetos sejam apoiados pelos demais na medida em que haja uma aprovação geral. Isso potencializa a capacidade operacional das instituições e acaba trazendo resultados maiores para o Paraná como um todo na área internacional”, disse.

Segundo o secretário do Codesul, a Rede Internacional do Paraná pretende levar toda a teoria discutida nessa área para a prática. “Nós queremos tirar dos papéis tudo aquilo que o governo e as entidades da classe assinam, com um objetivo e uma metodologia. Nós estamos trabalhando em mais de dez projetos de cooperação no Paraná. O Estado hoje tem uma relação muito grande com outros países. E isso se dá através da cooperação internacional. Estamos trabalhando com isso de forma que a inovação, ciência e tecnologia estejam ao serviço do povo paranaense”, finalizou Gallo.