Cidadania territorial é tema de projeto de extensão da Unicentro 09/01/2020 - 14:36

Unir os ensinos básico e superior na busca por soluções para problemas encontrados na área urbana de Guarapuava. Esse é o principal objetivo do projeto de extensão “Nós Propomos”, desenvolvido na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, no centro-sul paranaense. A ação reúne 180 estudantes do Ensino Médio de seis escolas estaduais da cidade.

“Esse projeto é voltado à cidadania territorial, tendo como premissa o protagonismo juvenil para pensar a cidade de forma inteligente e educadora”, afirma a professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, responsável pela coordenação das atividades. “Os participantes escolhem problemas cotidianos da cidade e vão a campo conversar com a população em diferentes bairros, a fim de elaborar um diagnóstico e identificar possíveis soluções”, destaca a professora.

Uma das participantes do projeto, Camila Ehms, desenvolveu trabalho de conservação de áreas verdes do bairro onde mora. “Criamos alguns questionários e aplicamos na escola e no bairro e, a partir desses resultados, desenvolvemos o trabalho com aquilo que a população sentia falta”, explica a estudante da rede estadual de ensino.

Para a professora Elaine Maria dos Santos, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, o “Nós Propomos” mantém a proximidade entre as comunidades universitária e externa, ratificando um dos papeis da universidade. “O projeto retrata o que a gente espera da extensão, que é trabalhar esse elo de transformação”, ressalta.

Alguns trabalhos seguem para a análise da Prefeitura e Câmara de Municipal de Guarapuava, a fim de dar conhecimento ao Poder Público sobre as demandas da população, assim como as soluções propostas pelos estudantes que integram o projeto.

Segundo o coordenador do Núcleo Regional de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná em Guarapuava, João Carlos de Souza, a proximidade entre universidades e escolas impacta de forma categórica no desenvolvimento dos estudantes. “Os alunos da Educação Básica necessitam conhecer cada vez mais o ambiente do ensino superior”, conclui.

Para viabilizar o “Nós Propomos”, a Unicentro conta ainda com o apoio da Universidade de Lisboa (Ulisboa), em Portugal.