Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite terá sede na UEPG 15/12/2009 - 12:10

Declarar apoio à pesquisa, à extensão tecnológica, à formação de recursos humanos qualificados, além de dar conhecimento, por meio de palestra, sobre os mecanismos necessários para a implantação de laboratórios de pesquisa e ensino e a difusão de tecnologias para a cadeia produtiva de leite. Esses são alguns dos objetivos do Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite da Região Mesoriental do Paraná (CMETL), que foi oficializado na manhã de sábado (12), no Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Esse projeto é concebido, também, para dar sustentação à Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais, recentemente inaugurada pelo governador Roberto Requião e pelo reitor João Carlos Gomes.
Presidida pelo reitor da UEPG, a solenidade contou com a participação da representante da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Jackelyne Corrêa Veneza; do diretor do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Eduardo Caires; do chefe da Divisão de Pesquisa da UEPG, Ivo Demiate; do coordenador geral do CMETL, Guilherme Tedrus; do presidente da Fundação ABC, Luciano Dias Klüppel; do representante da Cooperativa Batavo, Renato Greidanus; do representante da Cooperativa Witmarsun, Ewald Warkentin e do coordenador do curso de extensão, professor Alessandro Nogueira.
O Centro Mesorregional é uma estrutura física que será implantada na região Centro-Oriental do Paraná, mais precisamente no campus da UEPG, em Uvaranas. “A função desse centro é difundir tecnologias e apoiar toda a cadeia produtiva do leite”, salienta Tredus. O coordenador frisou que o CMETL visa promover a integração das ações desenvolvidas pelas instituições atuantes na região de abrangência. “Queremos dar nossa contribuição para a geração e difusão de tecnologias adaptadas à integração da lavoura com a pecuária”, observa. Para ele, gradativamente, o Centro Mesorregional vai fazendo parte do imaginário da comunidade. “Vamos ajudar para que isso aconteça através da realização da palestras, dias de campo, simpósios, cursos, workshops, entre outros”, disse.
O valor inicial disponível para aplicação no Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite da Região Mesoriental do Paraná, com sede em Ponta Grossa, é de R$ 1 milhão e 550 mil reais. O prédio vai abrigar a Planta Piloto de laticínios, os laboratórios de Análises Físico-Químicas e de Microbiologia, sala de treinamento, sala de coordenação e biblioteca, banheiros e vestiários.
Para João Carlos Gomes,a conquista do Centro Mesorregional é de suma importância para a UEPG. “Para nós, que trabalhamos com recursos públicos, apenas formar profissionais é muito pouco, pois além de dar a devida qualificação, temos o dever de ofertar o suporte necessário ao trabalho desses novos profissionais”, disse o reitor.
ESCOLA TECNOLÓGICA DE LEITE E QUEIJOS
Em paralelo ao lançamento do Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite da Região Mesoriental do Paraná, foi realizada a formatura da primeira turma de mestres queijeiros do Curso de Extensão em Fabricação de Queijos, dentro do convênio da UEPG com o governo do Paraná e com o governo da província francesa de Rhônes-Alpes. O curso foi criado para dar formação e capacitação de caráter técnico a interessados que já tenham experiência no trabalho com derivados lácteos. Coordenado pelo professor Alessandro Nogueira, o curso reuniu alunos representantes de mais de 20 cidades. Entre elas estão Piraí do Sul, Cafelândia, Carambeí, Castro Curitiba, Astorga, Califórnia, Ribeirão do Pinhal, Palmeira, Irati e Ivaí.
Ao falar em nome da secretária Lygia Pupatto, a representante da SETI, Jackelyne Veneza parabenizou os realizadores desse projeto por tratar-se de um plano bastante arrojado no que se refere à agregação de valor à capacitação dentro do processo da produção de leite. Recentemente, Jackelyne esteve na França com a secretária Lygia para participar do 3º Encontro de Tecnologia. “Ficamos felizes por trazer da região de Rhônes-Alpes, Estado de Lyon, as congratulações e o reconhecimento das autoridades francesas pela dedicação e seriedade com que a comunidade da UEPG vem conduzindo a Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais”, ressaltou.
Segundo o chefe da Divisão de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Ivo Demiate, a Escola é uma iniciativa inovadora que encontrou na UEPG a estrutura e o corpo docente apropriados para sua implantação. De acordo com, Ivo “tivemos uma experiência muito boa oferecendo um curso com uma carga horária bem distribuída em atividades teóricas e práticas”. Demiate anunciou que já está sendo divulgado, na página da UEPG, um novo edital ofertando outras 35 vagas para interessados em fazer o curso de queijos finos.
Durante a solenidade receberam os certificados do Curso de Extensão em Fabricação de Queijos com ênfase em queijos finos da UEPG, ligado ao Departamento de Engenharia de Alimentos os profissionais Aldecir Isbrecht, Arycléia Linhares Tonon, Caroline Machuca, Dayane Karina Lorenzetti, Jéssica Caroline Bigaski Ribeiro, Lorena Ranucci Lemos, Maria Renata da Silva, Mary Angela Pereira Gach, Mônica Katerenhuk, Osni Moreira, Paulo César Tonon, Sebastião Luciano Rota, Silvano Gonçalves da Silva, Vanessa Parise Chagury. Fizeram jus, ainda, ao certificado Célio Leandro Rodrigues, Jüngen Lucas Osório e Sérgio Franco de Oliveira.