Casa Latino-americana promove primeira reunião do projeto UNITINERANTE. 31/07/2019 - 18:14

A Casa Latino-americana (CASLA) realizou na última segunda-feira (29) a primeira reunião oficial do projeto Universidade Itinerante pelos Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e o Bem Viver. O projeto desenvolverá ações inovadoras para o desenvolvimento social e territorial de comunidades urbanas e rurais.

 A reunião contou com a participação de representantes da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, das prefeituras municipais de Castro, Imbituva, Irati, Pontal do Paraná e Ponta Grossa, e Rebouças; das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Centro-Oeste (UNICENTRO), Federal do Paraná (UFPR) e Instituto Federal do Paraná Paranaguá e Irati.

Segundo o coordenador acadêmico da Unitinerante Nicolas Floriani, durante a reunião, foram apresentados os objetivos do projeto e o modelo organização do Parlamento Unitinerante e das Comissões Temáticas Inter-Transdisciplinares. “Nesse processo é muito importante a atuação conjunta dos grupos envolvidos com as pró-reitorias de Extensão, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação de cada universidade participante”.

A formalização das parcerias entre as entidades será realizada no próximo dia 16 durante a segunda reunião oficial na Prefeitura Municipal de Rebouças. A presidente da CASLA Gladys de Souza Sanchez ressaltou a importância dos participantes para gerar ações que transformem a realidade de comunidades urbanas, rurais e litorâneas em situação de insegurança socioambiental.

Outro tema, que foi coordenado pela professora Arlete Moraes, tratou da questão da viabilização formal de parcerias institucionais e estratégias de apoio às chamadas públicas aos projetos de origem acadêmico, público, comunitários que serão coordenador pelo Parlamentos Regionais Unitinerantes.

Participaram da reunião membros da SETI, SUDIS; Ministério Público do Paraná; CVC; UEPG; UNICENTRO; Fundação; Araucária; Prefeitura de Ponta Grossa; UFPR; Instituto Paz e Terra; UNESPAR; IFPR-Paranaguá; Comunidade Caiçara do Guaraguaçu; Comunidade Quilombola do Palmital dos Pretos e ASAECO - Associação Solidária de Agricultura Ecológica de Ponta Grossa; UNIOESTE e AMBIENS Cooperativa.