Capes aprova Mestrado em Letras na UEPG 15/06/2009 - 18:00

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta segunda-feira (15) o parecer favorável à criação de mais um curso de pós-graduação strictu senso na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Com previsão de início das atividades no primeiro semestre de 2010, a UEPG passa a ofertar o Mestrado em Letras, com área de concentração em Linguagem, Identidade e Subjetividade e linhas de pesquisa divididas entre Subjetividade, Texto e Ensino; e Pluralidade Lingüística, Identidade e Ensino. Com periodicidade de seleção anual, o Mestrado abrirá 20 vagas em cada processo seletivo.
Entre os objetivos firmados na proposta aprovada pela Capes destacam-se a formação de pessoal qualificado para o exercício do ensino e da pesquisa em estudos de linguagem; a reflexão sobre questões relacionadas ao ensino e formação de professores de línguas; o desenvolvimento de estudos sobre texto, discurso e literatura; o aperfeiçoamento das pesquisas que explorem a relação entre o português escrito e o falado, buscando uma articulação com aspectos sociais e culturais da comunidade; e o estudo das identidades periféricas e suas expressões nas literaturas de língua portuguesa e estrangeira.
Proposto pelos departamentos de Letras Vernáculas e de Línguas Estrangeiras Modernas, o Mestrado está sob a coordenação da professora Letícia Fraga, doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Segundo ela, o perfil do aluno que será atendido pelo programa é o de licenciados em Letras ou áreas correlatas, que buscam um diferencial de conciliação entre a literatura e as questões lingüísticas, e não um programa que trata dois temas separadamente. “O curso de Letras é bastante antigo, inclusive anterior à formação da própria universidade. Nesse contexto, o Mestrado é fruto de um trabalho contínuo, de professores que discutem a pesquisa em Letras há mais de dez anos”, comenta a professora Letícia.
Na grade curricular do Mestrado, constam duas disciplinas obrigatórias e 13 optativas, sendo que para a obtenção do título de mestre serão exigidos 24 créditos em disciplinas: 8 nas obrigatórias e 16 nas optativas. Cada crédito equivale a 15 horas de dedicação à disciplina. No total, 12 docentes estão envolvidos na elaboração do programa. A produção total dos professores é de 31 livros, 47 capítulos de livros, 97 artigos em periódicos nacionais e 83 trabalhos completos em anais de eventos.