Campanha UEL Solidária atende 70 famílias com produtos de limpeza e livros 17/06/2020 - 13:21

A campanha "UEL Solidária - a comunidade universitária por todos e todas" tem realizado o atendimento a 70 famílias londrinenses nos últimos três meses de forma permanente. Conforme o mês, são identificadas as famílias em situação mais emergencial e, assim, é feita a substituição do grupo familiar. São 35 famílias da região norte (Conjunto Vista Bela) e 35 na região sul (Jardim Itapuã/Franciscato).

Conforme a professora Ana Patrícia Pires Nalesso, do Departamento de Serviço Social do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UEL, o trabalho tem sido feito em parceria com as lideranças locais, associações de mulheres e de moradores do Vista Bela e de moradores do jardim Franciscato. "É um trabalho responsável que fortalece a organização local e não um trabalho assistencialista. Pelo contrário, estamos atendendo as necessidades de vida dessas pessoas", comenta a professora.

Ela destaca que foram arrecadados desde o início da campanha no final de março, cerca de R$ 16 mil, que além de beneficiar as famílias de forma continuada, foram investidos em várias ações, como a compra de kits de higiene e limpeza; vale gás; distribuição de máscaras para pessoas em situação de rua e associação de mulheres; compra de TNT para amarril de máscara para o Hospital Universitário.

A campanha também tem feito a doação para nove estudantes da UEL, em vulnerabilidade social, que recebem R$ 100,00 todos os meses. Conforme a professora Ana Patrícia Nalesso, servidores da Universidade que recebem até um salário mínimo, receberam kits de higiene. A professora avalia que as necessidades durante a pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus, aumentaram bastante. Confira o áudio.

Livros - A Campanha UEL Solidária incluiu também livros de literatura na doação às famílias atendidas pelo projeto. Na última sexta-feira, foi realizada a entrega de kits de higiene e junto foram inseridos os livros. A professora Flávia Carvalhaes, do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Centro de Ciências Biológicas (CCB), disse que os livros ficaram armazenados por três semanas, seguindo orientação para prevenção ao coronavírus.

Conforme a professora, em cada kit de higiene foram incluídas três publicações, sendo uma para adultos, outra para adolescentes e mais uma para crianças. Ela ressalta que os kits de higiene - antes da distribuição - também foram higienizados com álcool 70%, pela equipe da campanha UEL Solidária.

A professora Márcia Rorato, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), lembra que os livros foram doados por vários parceiros da campanha, como a Biblioteca Municipal de Londrina, o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e a Vila Cultural Cemitério de Automóveis. Ao todo são 800 livros.

A gestora cultural e diretora das Bibliotecas Públicas de Londrina, Leda Araújo, disse ter ficado muito feliz em ajudar a campanha UEL Solidária, doando dezenas de livros para serem destinados às famílias desamparadas durante a pandemia. Ela disse que o livro e a leitura formam o cidadão, transformando a sociedade. Leda Araújo agradeceu a oportunidade de contribuir e gravou um poema, do livro "Dezenove poemas desengonçados", de Ricardo Azevedo. Confira "Aula de Leitura", de Ricardo Azevedo, na voz de Leda Araújo.

Doações - Quem quiser, pode fazer a doação de qualquer quantia para a campanha UEL Solidária. Para tanto, foi aberta uma conta na Caixa (agência 3076, cc 7227-8, operação 013), CPF 514.168.081-91, para receber os valores. Os interessados em colaborar com livros podem entrar em contato com a professora Márcia Rorato, pelo telefone 99119-9678 ou e-mail marcia.rorato@gmail.com. A prioridade são livros novos por causa do risco de contaminação pelo coronavírus.