CECTI discute temas relevantes para o desenvolvimento sustentável do Paraná 03/03/2010 - 14:53

Com a abertura, no dia anterior, pela secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, e pelo Ministro interino do MCT, Luis Antônio Elias, a Conferência Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação teve prosseguimento nesta terça-feira (02). Os trabalhos foram abertos com a apresentação, para todos os mais de 400 participantes da conferência, do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e as ações desenvolvidas pelo governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Ao término da apresentação, ainda pela manhã, os representantes das mais de 50 instituições estaduais presentes na conferência debateram sobre vários assuntos, divididos em 7 plenárias: desenvolvimento sustentável; investimento e inovação; ciência básica; educação e ciência, tecnologia e inovação; o Brasil no mundo; democratização e cidadania; e o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.
No período da tarde, novamente as discussões foram feitas em grupos temáticos, abordando os seguintes temas: o sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação; a inovação na sociedade e nas empresas; a pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas; as energias; a ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social; o meio ambiente e as mudanças climáticas; e as tecnologias estratégicas.
Os relatórios conclusivos dos grupos temáticos da Conferência Estadual serão disponibilizados nos próximos dias para conhecimento e consulta nos sítios da internet da SETI e Fundação Araucária. As conclusões de todos os grupos temáticos serão reunidas num relatório final da Conferência e servirá como base para as discussões dos representantes paranaenses na Conferência Regional Sul, que se realiza em Porto Alegre, nos dias 25 e 26 deste mês.