Bolsistas desenvolvem atividades no Hospital Regional de Francisco Beltrão 17/08/2020 - 13:33

O Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pecoits, em Francisco Beltrão, é uma unidade de referência para diversas especialidades médicas, entre elas a Covid-19. Para auxiliar o atendimento neste momento de pandemia, através do projeto de extensão “Contribuições das Ações de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no combate à pandemia do novo coronavírus nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná”, foram destinados bolsistas ao Hospital a fim de complementar lacunas existentes devido ao aumento da demanda e o número de afastamento dos profissionais.

Atualmente, o Hospital atende 27 municípios da microrregião que engloba a 8ª Regional de Saúde, e implantou dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e dez leitos de Clínica intermediária, específicos para tratamento da Covid -19. A diretora acadêmica do Hospital Regional, Luciana Pinheiro, afirma que para ampliação desses leitos, foram necessárias contratações imediatas de vários serviços, além de profissionais para auxiliar na assistência e no planejamento das ações. Nesse contexto, a parceria entre a Unioeste e o Hospital, contribuiu na implantação dessas ações para o combate da pandemia.

Segundo Luciana, desde março deste ano, o Hospital tornou-se referência para atendimentos dos casos moderados e graves de infecção pelo novo coronavírus. “A presença dos bolsistas foi essencial, principalmente para manter a qualidade no atendimento e auxiliar no desenvolvimento de novos fluxos implantados para atendimento dos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. A parceria entre a Universidade e o Hospital Regional está trazendo benefícios tanto para os pacientes, bem como para a equipe de trabalho, através de melhorias na assistência à população”.

Os bolsistas selecionados estão alocados em diversas áreas, como Medicina do Trabalho, Farmácia, UTI, Clínica Covid, Nutrição, Triagem e assistência direta aos pacientes.

De acordo com a professora Franciele Follador, coordenadora local do projeto, o trabalho dos bolsistas têm sido significativo e essencial nesta pandemia. “Eles estão contribuindo para melhor atendimento à população nas diversas áreas dentro dos serviços de saúde. Com ações extensionistas, integrando a Universidade ao serviço e trabalhando em prol da comunidade Beltronense”, enfatiza Franciele.

Experiência profissional

Angela de Fátima Petri dos Santos, é técnica de enfermagem e está há 4 meses participando do projeto. As atividades que ela desenvolve estão relacionadas ao atendimento direto ao paciente, desde administrar as medições, sinais vitais, cuidados básicos, curativos, até encaminhar ou buscar pacientes no centro cirúrgico, exames ou procedimentos, além da produção de relatórios.

Segundo Angela, essa é uma oportunidade muito enriquecedora. “Vejo como uma engrenagem, cada um com um papel importante, ninguém é mais nem menos. Não tenho palavras para agradecer, tenho aprendido muito. O sentimento é de gratidão, por fazer algo para ajudar e confortar. Tento fazer o máximo para ajudar, fazer minha parte é o mínimo”.