Bolsista da UENP é a primeira profissional de saúde imunizada contra Covid-19 em Jacarezinho 21/01/2021 - 17:32

Na quarta-feira, 20 de janeiro, o município de Jacarezinho, no norte pioneiro do Paraná, iniciou a vacinação contra a Covid-19. Uma das primeiras pessoas imunizadas, a enfermeira Larissa Hoffmann, atua como bolsista da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavirus.

A profissional de saúde esteve na linha de frente contra a doença na unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Santo Antônio da Platina. “Passa um filme na cabeça por tudo que vivenciamos nesse período. Foram dias exaustivos e ao mesmo tempo de superação. Perdemos pacientes, amigos e familiares, mas também comemoramos com pacientes curados. Enfim, foi muito gratificante receber a tão esperada vacina”, disse Larissa.

O programa de ações extensionistas que a enfermeira faz parte dispõe de 23 bolsistas, sendo 12 estudantes e 11 profissionais da área da Saúde, entre enfermeiros, psicólogos e profissionais de Educação Física, que atuam nas cidades de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho. Eles atuam em uma central de informações, esclarecendo dúvidas da comunidade sobre o novo coronavírus, e no atendimento psicológico da comunidade e reabilitação de pacientes recuperados da Covid-19.

Atualmente, Larissa está colaborando com o Plano Municipal de Imunização de Jacarezinho. A Prefeitura de Jacarezinho recebeu 548 doses da vacina contra a Covid-19, sendo essa primeira remessa destinada aos profissionais da saúde e idosos do asilo local.

EXTENSÃO – Desde março do ano passado, quando foi lançado o programa de ações extensionistas, a UENP selecionou um total de 102 bolsistas, com atividades em 25 municípios da região, contemplando os três campi da instituição: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Sob a coordenação do Curso de Enfermagem e da Diretoria de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP, as atividades foram desenvolvidas em várias frentes, como hospitais e unidades de saúde; central de informações; teleconsultas de enfermagem; barreiras sanitárias nas divisas rodoviárias; além de atendimentos junto ao Instituto Médico Legal (IML) e à Polícia Científica.

O programa é uma iniciativa da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e a Itaipu Binacional.