Aprova Paraná Universidades: consulta de notas e vagas começa na segunda-feira 17/01/2025 - 16:10

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) abre na segunda-feira (20) a consulta de vagas para estudantes da rede estadual que se inscreveram no Aprova Paraná Universidades, programa inédito no País que vai destinar 20% das vagas nas sete universidades estaduais para alunos da rede pública. A consulta segue até quinta-feira (23) neste LINK.

O programa funciona nos mesmos moldes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado em âmbito federal. O diferencial é que a nota utilizada será a da Prova Paraná Mais.

Ao todo, serão disponibilizadas 3.700 vagas em 1.283 cursos: 598 na  Universidade Estadual de Londrina (UEL); 754 na Universidade Estadual de Maringá (UEM); 429 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); 490 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); 461 na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); 287 na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e 681 na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Outras 146 vagas são destinadas a pessoas com deficiência e 902 para pretos e pardos.

Em torno de 118 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da 4ª série de cursos subsequentes de 1.700 escolas de todo o Estado fizeram as provas, que aconteceram em novembro de 2024.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o programa representa um divisor de águas no acesso ao ensino superior público. “Queremos garantir que nossos jovens tenham cada vez mais chances de realizar seus sonhos acadêmicos, sem barreiras”, afirma.

Em busca de uma vaga no curso de Medicina Veterinária, Sidney de Lourdes Ferreira, de 18 anos, aluno do Colégio Estadual Cívico-Militar Senador Alencar Guimarães, em Curitiba, se preparou o ano todo para a Prova Paraná Mais. “Fiquei nervoso na hora da prova, errei algumas respostas de bobeira, mas estou confiante que terei um bom resultado”, prevê.

COMO FUNCIONA A CONSULTA – O estudante poderá visualizar sua nota e optar pelo curso ou universidade desejados. Para isso, foi criado um sistema integrado de aproveitamento dessas notas. Uma ferramenta desenvolvida para ser intuitiva e acessível, facilitando o processo de inscrição, acompanhamento e seleção dos candidatos que se enquadram nas cotas de escola pública, alinhando-se com a política de inclusão e diversidade das universidades estaduais.

O primeiro critério de desempate é a idade, mas se, eventualmente, dois ou mais estudantes tiverem nascido no mesmo dia e ano, o próximo critério será a análise documental junto à universidade, sendo levada em conta a renda familiar.

A Seed-PR alerta que durante o período de consulta o sistema pode apresentar instabilidade em decorrência de ajustes e da própria novidade.

“Criamos esse sistema em parceria com a Celepar, em tempo recorde. Iniciamos em maio de 2024 e esta é a primeira vez que ele será utilizado. Se houver lentidão, será também em decorrência do grande número de acessos, mas estamos preparados para sanar qualquer problema”, diz Aluísio Guilherme Regazzo, coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Seed.

Além de inédito, o programa também apresenta uma inovação em relação à consulta de vagas, que pode ser atualizada de hora em hora. Cada estudante tem direito a se inscrever em dois cursos e em duas universidades. “O aluno só não pode ter zerado na redação para ter o acesso”, acrescenta o especialista.

“O aluno será o único a ter acesso às suas notas, com pesos diferentes dependendo do curso escolhido. O importante é dizer que divulgamos amplamente nas escolas e Núcleos Regionais de Educação o passo a passo da consulta, que teve o formato todo pensado para os jovens que estão  acostumados a utilizar a internet”, ressalta Cláudio Aparecido de Oliveira, diretor de Tecnologia e Inovação da Seed.

APROVA PARANÁ UNIVERSIDADES – O programa, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), reforça o compromisso do governo estadual, por meio das universidades estaduais do Paraná, em colaborar com o desenvolvimento educacional e social do Estado.

“Este é um programa que une inovação e justiça social, democratizando o acesso às nossas universidades e incentivando a busca pelo conhecimento. É um passo concreto na direção de um futuro mais igualitário para os jovens paranaenses”, destaca o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

PROVA PARANÁ MAIS– As provas para os estudantes de 3ª e 4ª séries, do final da etapa do Ensino Médio, matriculados nos cursos regulares e integrados à Educação Profissional, foram realizadas em dois dias e incluíram os componentes de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Redação; Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física e Química.

“Essa avaliação não só nos permitiu entender melhor o nível de aprendizado e as necessidades de cada estudante em diferentes etapas, como também ofereceu aos alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio uma vantagem importante na busca por uma vaga nas universidades estaduais”, destacou o secretário Roni Miranda.

GALERIA DE IMAGENS