Aplicativo Saúde Online Paraná auxilia população nas práticas de prevenção da Covid-19 09/03/2021 - 14:59

O Governo do Estado ampliou o alcance do aplicativo Saúde Online Paraná, utilizado no atendimento e prevenção à Covid-19. O serviço está disponível gratuitamente para download em aparelhos Android e IOS.

O serviço de Telessaúde do Paraná irá completar um ano no mês de abril. Foi criado no início da pandemia para auxiliar os cidadãos que buscam orientações relacionadas ao novo coronavírus. Por meio da plataforma é possível realizar consultas médicas, obter diagnóstico e encaminhamento para as unidades de atendimento quando necessário. Além disso, a plataforma oferta atendimento com uma equipe de enfermagem e acolhimento psicológico.

A ferramenta contribui para diminuir a circulação de pessoas em unidades de saúde, evitando aglomerações. Auxilia também na proteção dos profissionais de saúde e possibilita que o cidadão consulte diretamente de sua casa.

Para usar o serviço basta fazer o cadastro, incluindo os dados pessoais. A tela do cadastro do perfil pedirá uma foto de rosto do usuário para que seja possível fazer a certificação de identidade e uma foto de um documento - que poderá ser a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Identidade (RG).

Cada paciente registrado terá acesso a uma página com seus dados e serviços de saúde, além de poder vincular outros familiares e pessoas que não têm um celular ou dispositivo com acesso à internet, como crianças e idosos.

.A triagem é feita de forma rápida, o que evita espera para o atendimento dentro do aplicativo. a partir da triagem existe a possibilidade de agendamento de consulta médica ou atendimento por psicólogos. Os casos suspeitos são monitorados pela equipe de enfermagem, e quando necessário, a emissão de atestados, pedidos de exames complementares e receita de medicamentos são encaminhados diretamente para o e-mail do paciente.

O estudante de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Heitor Rocha de Oliveira, é um dos voluntários que atuam na plataforma. Para ele, a experiência de acompanhar os pacientes é essencial na recuperação da doença.

“O atendimento online aproximou o profissional de saúde do paciente, além do atendimento médico o indivíduo recebe um acompanhamento diário de um aluno da área da saúde (Medicina ou Enfermagem). Nós, alunos, estamos conseguindo dar suporte aos pacientes e, ao mesmo tempo, estamos tendo contato com pacientes acometidos pela Covid-19; experiência pela qual, na maioria das vezes, não podemos ter pessoalmente. O aprendizado é enorme”, destacou.

A atualização do aplicativo foi realizada em novembro do ano passado, e o aplicativo já tem mais de 6.700 downloads. Já foram realizadas 3.064 consultas por médicos, 3.967 atendimentos e acompanhamento de Enfermagem e 323 acolhimentos psicológicos. Ao todo, no período de quase um ano, o serviço de Telessaúde prestou mais de 29 mil atendimentos, dentre eles 13.444 consultas médicas e 929 acolhimentos psicológicos.

Para viabilizar a continuação do projeto no período de janeiro e junho de 2021, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado do Paraná prevê um investimento de 162 mil reais (R$ 54 mil mensais). Esses recursos financeiros são aplicados integralmente no custeio de bolsas para 43 profissionais da Saúde, incluindo médicos, enfermeiros, professores e estudantes.

“O propósito da plataforma é oferecer um serviço de qualidade para a população, utilizando o conhecimento das nossas universidades estaduais. Assim, conseguimos reduzir a disseminação do vírus e evitar que as pessoas precisem se deslocar até uma unidade de saúde,” comentou o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

Nos próximos meses, a plataforma deverá ser aprimorada com novas funcionalidades para oferecer um serviço cada vez mais completo aos paranaenses.

Faça o download do aplicativo neste link.