Apiesp empossa nova diretoria 04/08/2010 - 15:00

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Alcibiades Luiz Orlando, assumiu a direção executiva da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) para o próximo biênio. A solenidade foi realizada no Hotel Deville Rayon, de Curitiba, nesta terça-feira (3).
Segundo destacou o professor Alcibiades, “a Apiesp manterá sua política de ação visando congregar as instituições de ensino superior públicas estaduais do Paraná e fortalecê-las, proporcionando o desenvolvimento de todas as suas instituições, respeitando a histórica local e regional e a respectiva demanda do ensino superior, da pesquisa e da extensão”. A vice-direção foi assumida pelo professor Antônio Carlos Aleixo da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam).

Apiesp
A Apiesp é um órgão representativo dos dirigentes das Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais do Paraná e caracteriza-se como uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, sem distinções políticas, religiosas ou sociais, fundada em julho de 1994, com sede e foro na cidade de Curitiba. Desenvolve atividades enquanto fórum deliberativo das instituições públicas estaduais de ensino superior do Paraná e tem como finalidade a implementação de projetos e programas visando o desenvolvimento da sociedade e do Estado.
Faz parte dos objetivos da Apiesp a identificação de interesses e necessidades comuns a todas a instituições de ensino superior, procurando agilizar a sua consecução e promover o intercâmbio didático-científico entre as instituições associadas. A Apiesp tem como proposta o desenvolvimento de ações, projetos e programas interinstitucionais no âmbito das associadas com o objetivo de promover, entre outros, o assessoramento didático, pedagógico, técnico e científico; o intercâmbio de professores, pesquisadores e profissionais técnicos; a realização de pesquisas, estudos e projetos; a organização de programas de especialização, mestrado e doutorado para qualificação de pessoal das instituições; criação de formas de cooperação entre bibliotecas, serviços de informática, editora, rádio-difusão, televisão educativa, abertura e ampliação de campos de estágios, entre outros.