Alunos de universidades estaduais do PR poderão estagiar com juízes 18/06/2007 - 17:54

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, recebeu na tarde desta segunda-feira, 18, na sede da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em Curitiba, o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Antonio Lopes de Noronha. Em reunião com os reitores das universidades estaduais do Paraná, o vice-presidente do TJ apresentou proposta de convênio com a SETI e as universidades.
O convênio visa possibilitar a formação de equipes multidisciplinares de apoio aos juízes de direito das varas de família, infância e juventude, de crimes contra crianças e adolescentes e juizados de crimes contra a mulher e a criança no ambiente doméstico (lei Maria da Penha). O programa permitirá às universidades estaduais a inclusão de determinados trabalhos de apoio aos juízes nas suas atividades didático-científico-pedagógicas; os estudantes terão acesso a estágios remunerados sob acompanhamento dos professores das instituições envolvidas, num exercício de cidadania.
Nesta quarta-feira, 20, será feita uma reunião no Palácio da Justiça para preparar os documentos para a formalização do convênio. A meta é implantar o programa já no segundo semestre deste ano. “Para os alunos bolsistas, o melhor resultado será o aprendizado, a oportunidade única de integrar equipes de assessoramento a juízes de direito”, disse o vice-presidente do TJ.
Participaram também da reunião o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alcibiades Luiz Orlando; o vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina, César Antonio Caggiano Santos; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio; o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Vitor Hugo Zanette; o reitor da Universidade do Norte do Paraná (UENP), dom Fernando José Penteado; o diretor da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro de Jacarezinho (Fundinopi), Jaime Rodrigues Brito; o diretor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Antonio Alpendre; o diretor geral da SETI, Jairo Queiroz Pacheco; a chefe da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da SETI, Jackelyne Correa Veneza; o chefe da Coordenadoria de Ensino Superior da SETI, Luiz Rogério Oliveira da Silva; e o chefe de gabinete da SETI, Moacyr Medry.