Aintec da UEL recebe Reconhecimento Público da Câmara de Vereadores, dia 17 11/10/2019 - 11:01

A Agência de Inovação Tecnológica da (Aintec) da UEL recebe no próximo dia 17 de outubro o diploma de reconhecimento público, durante solenidade marcada para às 17 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Londrina. A homenagem foi proposta pelo vereador Eduardo Tominaga, com apoio dos demais, reconhecendo os serviços prestados à comunidade e ao Ecossistema de Inovação de Londrina.

A Aintec completa 11 anos de atividades no próximo mês com um histórico de sucesso, tanto no apoio a empresas de base tecnológicas como na difusão da inovação da UEL. Embora tenha sido criada oficialmente como Agência, em 2008, com o objetivo de gerir a política de inovação tecnológica da Universidade, sua trajetória começou em 2000, com a criação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INTUEL). Em 2003, foi criado o Escritório de Proteção ao Conhecimento (EPC), atualmente Escritório de Propriedade Intelectual (EPI). No mesmo ano foi criada a Divisão de Informação e Transferência de Tecnologia (DITT), hoje denominado Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT).

Em 2011, a INTUEL foi contemplada com recursos para implantação do modelo de qualidade Centro de Referência e Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). No ano seguinte, foi incorporado à AINTEC o Escritório de Design. Nos últimos anos, outros fatos marcaram a história da Agência, como o início dos projetos Empreendedorismo na Escola (2014), Educação Empreendedora (2016) e as primeiras concessões de patentes da UEL. Em 2017, a AINTEC assinou o primeiro termo de transferência de tecnologia entre a academia e a iniciativa privada.

Atualmente, a Aintec tem nove empresas incubadas de diversos setores, e 19 já concluíram o processo junto à Intuel. Segundo o diretor da Agência, professor Edson Miura, a incubadora oferece suporte para o desenvolvimento de negócios com potencial tecnológico. Além de estrutura física, a Intuel oferece cursos em áreas específicas, como gestão, financeiro e mercado.