Agentes locais de inovação terão R$ 2,0 milhões 13/10/2009 - 10:53

As 1.500 micros e pequenas empresas atendidas pelo programa Agentes Locais de Inovação terão R$ 2,0 milhões para investimentos em consultoria, compra de equipamentos e nacionalização de produtos, entre outros, nos setores do agronegócio, confecções e construção civil, principalmente. Os recursos são do governo estadual e foram anunciados durante o 3º Encontro de Ciência e Tecnologia, encerrado ontem (sexta-feira), em Maringá.
Implantado em 2008, o programa tem como objetivo tornar essas empresas mais competitivas, disse a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que assinou convênio com a Agência de Fomento, Fundação Araucária e Sebrae Paraná.
“O programa aproxima a academia e a universidade”, destacou o presidente da Agência de Fomento, Murilo Schmidt, sobre a participação de profissionais recém formados, que disseminam a cultura da inovação dentro das micros e pequenas empresas junto a empresários e funcionários.
Um exemplo de inovação no setor de alimentos está no município de Capanema, onde uma indústria passou a produzir bolachas de tamanhos menores do que as dos seus concorrentes, o que permitiu agilidade no empacotamento da embalagem de 100 gramas.
Adequações tecnológicas em segmentos como os de embalagens também estão ampliando a carteira de clientes do programa segundo seus organizadores.