Acordos internacionais são discutidos na Seti 22/02/2011 - 17:17

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Alípio Leal, reuniu-se, nesta terça-feira (22), com professores de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas do Estado. Com o objetivo de estabelecer propostas de ações integradas e diversificadas no cenário internacional, o grupo, formado por oito professores, apresentou as principais iniciativas que consideram fundamentais para que uma relação internacional bem sucedida entre instituições paranaenses e demais entidades seja concretizada.

De acordo com o secretário, é necessário que haja integração entre as instituições de ensino, por isso, “a educação, no governo Beto Richa, deve ser única, integral em seu diversos setores”, informou. Ele completou dizendo que as pesquisas realizadas nas universidades não possuem, ainda, a devida valorização, mas com incentivo é possível gerar mais e, consequentemente, expandir para o cenário internacional.

Durante a primeira reunião para tratar sobre assessoria internacional nas IES, o secretário explicou que a elaboração de um planejamento estratégico que detalhe quais e de que maneira as ações serão realizadas, marcará o início das atividades, além disso, um único projeto desenvolvido de forma conjunta entre duas ou mais instituições deverá ser incentivado.

Também participaram da reunião, o coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), Gerson Koch, a coordenadora de Ciência e Tecnologia, Maria Elizabeth Lunardi, os professores doutores Álvaro Amarante (PUC), Carlos Roberto Berger (UEPG), Carlos Siqueira (UFPR), Evanilde Benedito (UEM), Manuel Simões Filho (UEL), Margarida Gandara Rauen (Unicentro), Maria Cristina de Souza (UTFPR), e o professor mestre Rinaldo Bernadelli Junior (UENP).