Acordo com Academia Policial Militar do Guatupê e universidades é bem recebido entre policiais 15/12/2010 - 10:00

Assinado na Escola de Governo na última terça-feira, 14, o termo de cooperação entre as secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Segurança Pública, foi bem recebido ontem entre os policiais da Academia Militar do Guatupê (APMG). Na visita que fez aos policiais ontem mesmo, o secretário Nildo José Lübke disse que se trata de mais uma ação do governo estadual na área da segurança pública em benefício da população do Paraná.
O termo de cooperação prevê a realização de atividades acadêmicas e culturais e a realização de programas de educação e pesquisa, em nível de graduação e pós-graduação, destinados ao Ensino Superior Militar. O termo também foi assinado pelo comandante geral da Polícia Militar do Paraná, Luiz Rodrigo Carstens e por reitores da Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES).
De acordo com o termo, devem ser cedidos professores, servidores, livros, materiais didáticos e equipamentos do Sistema Estadual de Ensino Superior ao Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, visando estruturação e adequação do Sistema Estadual de Ensino Superior Militar. Também devem ser capacitados professores do Ensino Superior Militar nas IEES. Segundo Carstens, a finalidade da cooperação é proporcionar uma contínua troca de informações e experiências, com vistas ao desenvolvimento e modernização de conceitos e a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Para o secretário Lübke, o Governo do Estado pretende dar melhores condições para transformar a segurança pública e os serviços prestados pelos policiais em serviços de inteligência. “A civilização avança à medida que implementamos métodos de racionalidade e civilidade através do processo educativo”, afirmou.
“O acordo é fundamental para o aperfeiçoamento da nossa polícia”, resumiu o secretário de Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa. Para o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, o projeto é relevante porque “teremos matérias e cursos que tem transversalidade com o ensino da nossa formação policial militar”.Reitores das universidades estaduais também estiveram na Academia do Guatupê conhecendo as instalações e equipamentos utilizados na formação dos policiais militares.
Segundo informou o diretor de ensino da APMG, coronel Bondaruk, um projeto de lei que está tramitando na Assembléia Legislativa do Paraná deverá transformar a Academia num Instituto de Ensino Superior destinado à formação e especialização também de policiais e bombeiros. “Também já estamos prevendo a ampliação do ensino de línguas estrangeiras e de libras”, destacou. O projeto já foi aprovado em primeira discussão.