Ação articulada entre secretarias e universidades estaduais vai qualificar trabalhadores do PR 19/06/2007 - 17:47

19/06/2007
Uma proposta de ação articulada entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setep) para a realização de cursos de qualificação profissional. Este foi um dos principais assuntos discutidos durante reunião entre a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; o presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Carlos Zimmer; o coordenador do Sistema Público do Emprego da Setep, Messias da Silva; reitores e diretores das instituições estaduais de ensino superior do Paraná, no final da tarde de segunda-feira, 18, em Curitiba.

De acordo com Messias da Silva, a Setep dispõe de cerca de R$ 2,9 milhões do Ministério do Trabalho / Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para investir em ações de qualificação dos trabalhadores. Com a contrapartida do Governo do Paraná, o valor atingirá cerca de R$ 3,5 milhões. A aplicação desses recursos é orientada pelo Conselho Estadual do Trabalho e pelos conselhos municipais, que representam a sociedade, conforme prevê o artigo 10º da Constituição Federal.

A idéia, segundo Carlos Zimmer, é que as universidades estaduais do Paraná realizem cursos de qualificação profissional nas áreas de cooperativismo, economia solidária, comércio, serviços e construção civil. Também prevê a execução de ações de qualificação de famílias que moram em áreas de risco nas periferias das grandes cidades e em regiões de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

“O Conselho identifica o tipo de qualificação que deve ser feita em cada um dos 181 municípios credenciados junto ao Ministério do Trabalho e a universidade indica os professores”, explica o presidente do Conselho Estadual do Trabalho.

Também participaram da reunião os reitores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alcibiades Luiz Orlando; da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio; da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Vitor Hugo Zanette; da Universidade do Norte do Paraná (UENP), Dom Fernando José Penteado; o vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina, César Antonio Caggiano Santos; o presidente da Associação Paranaense das Instituições Estaduais de Ensino Superior (Apiesp), Antônio Alpendre; o diretor da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro de Jacarezinho (Fundinopi), Jaime Rodrigues Brito; o diretor-geral da Seti, Jairo Queiroz Pacheco; a chefe da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Correa Veneza; o chefe da Coordenadoria de Ensino Superior da Seti, Luiz Rogério Oliveira da Silva; e o chefe de gabinete da Seti, Moacyr Medry.