Abertas as inscrições para curso de fabricação de queijos 08/04/2010 - 15:41

As inscrições para o curso de extensão “Fabricação de Queijos”, ofertado pela Escola Tecnológica de Queijos dos Campos Gerais (ETLQueijos) em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), podem ser feitas até o próximo dia 19 (segunda-feira), no endereço www.uepg.br/departamentos/deegalim/queijos/inscriçoes.html. O curso é ministrado por professores do curso de Engenharia de Alimentos da UEPG e por professores convidados, nos campi de Uvaranas e de Castro.
Os documentos necessários para a inscrição são formulário de inscrição (devidamente preenchido) e cópias do comprovante de ensino médio ou curso superior, da carteira de identidade e do CPF. A divulgação dos selecionados ocorre em 22 de abril, a partir das 18h, no mesmo site da inscrição.
Os aprovados devem efetuar as matrículas no dia 26 de abril (das 8h às 18h) no Departamento de Engenharia de Alimentos, no Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (CIPP), no Campus de Uvaranas. Após a seleção, o custo da matrícula é de R$ 800,00. O valor da matrícula será aplicado na manutenção da escola e compra de material para as aulas práticas.
O curso
Com duração de 160 horas/aula, o curso terá nove módulos (um módulo por mês), nas sextas-feiras (tarde e noite) e sábados (manhã e tarde). Para participar do curso, os interessados devem ter ensino médio completo (mínimo) e estar trabalhando no setor de alimentos, especialmente em laticínios. São previstas 30 vagas para profissionais de nível superior e técnico, profissionais de indústrias e cooperativas, produtores de leite e queijo e áreas afins.
No desenvolvimento do curso, o módulo um traz os temas Bioquímica do leite e análises físico-químicas, Boas práticas de fabricação; Análises microbiológicas e Sanitização da indústria de laticínios (16h). O módulo dois apresenta os assuntos Queijos convencionais (Tipo Frescal, Prato e Mussarela) e Queijos processados (16h). As disciplinas de Processamento de queijos de massa dura (Tipo Parmesão) e Processamento de queijos de massa semidura (Tipo Emmental) fazem o módulo três (16h).
Os módulos quatro e cinco desenvolvem os temas Processamento de queijos massa mole (Tipo Camembert) e Queijo de cabra (Tipo Feta), em 16 horas-aula; e Queijos Azuis (Tipo Roquefort e Tipo Gorgonzola, em 8 horas-aula, respectivamente. No módulo seis, ocorrem as aulas sobre Análise sensorial de queijos e derivados e Defeitos em queijos (16h), enquanto o sete desenvolve a 2ª Workshop Internacional de Leite e Queijos (8h). A programação do curso encerra com os módulos 8 e 9 que trabalham os temas Instalação de queijaria, Legislação, Tratamento e valorização de resíduos da indústria queijeira e Embalagens (16h); e Comercialização de queijos (8h), respectivamente.
Escola de queijos
A ETLQueijos foi implantada na UEPG – uma das seis universidades estaduais do Paraná, vinculadas à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) - por estar inserida na região dos Campos Gerais, reconhecida como uma das mais importantes bacias leiteiras do Parará em temos de produção e qualidade de leite e no desenvolvimento genético de matrizes leiteiras, segundo o professor doutor Alessandro Nogueira, coordenador da Escola e do curso. A escola foi elaborada em parceria entre o Governo do Estado/Seti, UEPG e região francesa de Rhône-Alpes. Em outubro de 2007, o professor Alessandro realizou estágio profissional de 22 dias na Ecole d’Ingénieurs en Alimentation, Agriculture, Environnement ET Développement Rural (ISARA, Lyon-França).
“Os conhecimentos adquiridos na França foram utilizados para o término do projeto da ETLQueijos levando em conta aspectos de didática e da tecnologia de processamento de queijos finos para a formação de mestres queijeiros”, diz Alessandro. Ele explica que os queijos escolhidos e que tiveram seus protocolos implantados foram os produtos típicos da região de Rhône-Alpes, como Reblochon, Emental e Gruyère francês. Porém, o professor observa que foram fabricados queijos de destaque em produção e consumo na Europa e que têm boa aceitação pelo consumidor brasileiro, a exemplo dos tipos Camembert, Brie, Parmesão, Feta, Boursin, Gorgonzola e Gouda.