3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná inicia dia 7 02/10/2009 - 17:50

Programação começa terça-feira, em Ponta Grossa, e prossegue até sexta-feira em Maringá.
Começa nesta quarta-feira (07/10), em Maringá, o 3° Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, para o qual são esperadas cerca de 2.500 pessoas no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
Mas a programação inicia no dia 06. Em comemoração ao Ano da França no Brasil, o evento será precedido da inauguração, na próxima segunda-feira (06), da Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Ponta Grossa.
Promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o evento terá conferências, debates, rodada de negócios, feira de produtos de empresas incubadas, exposição de projetos, entrega de prêmios a cientistas, pesquisadores e autor da melhor reportagem na área de jornalismo científico, entre outras atividades. Um protocolo de intenções com a França deverá ainda ser assinado durante o evento, na área de energias renováveis. As atividades encerram-se na sexta (09/10).
A seguir, a programação completa:
6 de outubro
15h00: Inauguração da Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais.
Local: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro de Tecnologia de Alimentos (CTA), com presença do governador Roberto Requião, do vice-governador Orlando Pessuti e da secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto.
Local: Entre 7 e 9 de outubro, o evento será realizado nas dependências do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro,
Av. Colombo, 2186, em Maringá, Norte do Paraná.
7 de outubro
19h30: Abertura solene, com presença do governador Roberto Requião e de várias autoridades.
8 de outubro
9h às 10h: Conferência “Economia do Conhecimento”, com Roger Fougères, vice-presidente do ensino superior da região de Rhône-Alpes, França.
10h30 às 12h: Painel “Perspectivas do Setor de Energias Renováveis da Região Rhône Alpes e do Estado do Paraná”, que terá como moderadores a secretária Lygia Pupatto, o representante do Escritório Regional da França, Daniel Gouffé, do secretário
da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho e do diretor presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek.
14h às 15h20: Painel "Energia Renovável para o Desenvolvimento Sustentável no Estado do Paraná".
15h30 às 17h: “Resultados e Perspectivas do Programa Universidade Sem Fronteiras”, que terá como moderador o diretor geral da Seti,
Jairo Queiroz Pacheco.
17h às 18h30: Acordo de cooperação entre o Paraná e a França, na área de  energias renováveis.
20h: Sessão solene de entrega do 23º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, nas categorias pesquisador cientista; pesquisador extensionista; estudantes de graduação e inventor independente.
9h às 18h: Rodada de Negócios (Seti, Reparte e Sebrae) com os setores de tecnologia da informação; alimentos; têxtil e vestuário; metal mecânica e eletrônica; design e embalagens; ambiental; saúde; e indústria química e cosméticos.
9 de outubro
9h às 10h30: 2º Painel de Jornalismo Científico, com palestra sobre formação e mercado, sob responsabilidade da jornalista e pesquisadora da Unicamp Graça Caldas.
10h30 às 11h30: Debate sobre "Compromisso Social das Universidades", que terá como moderadores Roger Fougères, Lygia Pupatto, Wania Rezende Silva (UEM) e Philippe Cuntigh, assessor do ensino superior de Rhône-Alpes.
14h às 16h: "Compromisso Estudantil com a sociedade do Conhecimento", que terá como moderador Luiz Rogério Oliveira da Silva (UFPR Litoral).
16h30 às 18h30: "Plano de Desenvolvimento Educacional - PDE e Programa Universidade Sem Fronteiras/Licenciaturas", por
Simone Rebello Bergmann (SEED) e
Jairo Queiroz Pacheco (Seti).
18h40: Encerramento
Mais informações: Assessoria de Imprensa da SETI