3º Encontro Interdisciplinar de Educação da Fecilcam recebe Lygia Pupatto 12/11/2009 - 15:38

A Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) recebeu a visita da secretária de Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, que participou do 3º Encontro Interdisciplinar de Educação (Enieduc).
Na terça-feira, 10 de novembro, a secretária fez parte da mesa-redonda ‘Extensão Universitária: Diálogos da Geografia’, coordenada pela professora Áurea Andrade Viana de Andrade da Fecilcam. Lygia destacou as ações do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras, explicando aos presentes os objetivos do projeto, como a aproximação entre universidade e comunidade, buscando melhorar a qualidade de vida através da troca de conhecimentos. “Quanto mais conhecimento, mais opções, maior a transformação social”, reiterou.
O diretor da Fecilcam, Antonio Carlos Aleixo, também falou sobre o programa, destacando a relevância dos projetos desenvolvidos. “O Universidade Sem Fronteiras cria um ambiente para olhar para frente”, afirmou. Encerrada a mesa-redonda, o diretor da Fecilcam, representando o Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem) da instituição, entregou à secretária a primeira revista científica da faculdade, publicada neste ano.
Simultaneamente à mesa-redonda ‘Extensão Universitária: Diálogos da Geografia’, aconteceram as palestras ‘Novas Tecnologias na educação: imposições do mercado globalizado ou necessidades pedagógicas?’ com a professora Ivana Veraldo da Universidade Estadual de Maringá (UEM); ‘Relações entre conceitos científicos e prática social: implicações para a organização do ensino’ com a professora Marta Sueli de Faria Sforni da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e ‘TIC’s na escola: a influência do mercado e o homem-mídia’ com o professor Rui Marcos de Oliveira Barros da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O encontro, com o tema ‘Novas tecnologias na educação: Lógica do mercado ou necessidade pedagógica?’, é oferecido pelos cursos de licenciatura da instituição, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia. É um espaço que visa a formação do educador, no intuito de promover tanto novas maneiras de compreender a realidade, quanto novos modelos de contato e convívio entre estudantes e professores. O Enieduc prossegue até sábado, 14 de novembro, com os mini-cursos.