24º Prêmio de Ciência e Tecnologia é entregue em Curitiba 20/11/2010 - 11:00

A cerimônia de entrega do 24º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia aconteceu nesta sexta-feira (19), em Curitiba, durante o IV Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná e a comemoração aos 10 anos da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Neste ano, o prêmio contemplou as áreas de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Agrárias, e, pela segunda vez, foi concedido o prêmio a um jornalista da área de ciência e tecnologia.
Receberam o prêmio dois professores-pesquisadores e dois pesquisadores-extensionistas, um estudante de graduação, um inventor independente e um jornalista científico. Para Brigite Teichrieb de Castro, ganhadora da categoria “estudante de graduação”, receber esse prêmio é uma oportunidade de divulgar e chamar a atenção para a temática da educação inclusiva e, mais especificamente, para a educação inclusiva do surdo, no contexto de uma universidade pública. “Além disso, também é uma maneira de homenagear os professores do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com os quais convivi ao longo de quatro anos de graduação”, comemora.
O professor José Renato Stangarlin, ganhador da categoria “professor pesquisador” na área de Ciências Agrárias, comenta que ser contemplado com o prêmio é um reconhecimento e incentivo para continuidade ao trabalho desenvolvido. “Também serve para incentivar a formação de recursos humanos, seja de iniciação científica, de mestrado e doutorado, com uma visão holística do complexo sistema de produção vegetal. Considerando que sou docente de uma instituição de ensino relativamente "jovem" no estado e de um centro de conhecimento com colegas professores tão jovens quanto, essa premiação é um agente motivador para a pesquisa, o ensino e a extensão que são desenvolvidos pelos docentes do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste.”
A ganhadora na categoria “jornalismo científico”, Helen Mendes se disse honrada em receber o Prêmio de Ciência e Tecnologia. “Certamente é um incentivo para continuar atuando nessa área que eu considero muito importante. O jornalismo científico tem a função de democratizar o conhecimento e favorecer o desenvolvimento social, pois dá acesso aos cidadãos a informações que o tornam capazes de compreender os impactos das descobertas da ciência no seu cotidiano. O jornalista tem o desafio de traduzir e contextualizar o acelerado desenvolvimento da ciência e da tecnologia à sociedade. Por isso, a Secretaria deve ser parabenizada por essa e outras iniciativas que vem promovendo na área de divulgação científica."

O Prêmio
O Prêmio contempla, a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. É concedido a pesquisadores-cientistas, pesquisadores-extensionistas, inventor independente e estudantes de graduação que tenham se destacado pelo desenvolvimento e realização de obras científicas e tecnológicas.
A premiação consiste em um diploma e um valor em dinheiro para custear a participação em evento científico internacional de livre escolha, no caso dos pesquisadores; um valor em dinheiro para custear participação em evento científico, curso de aperfeiçoamento ou aquisição de equipamentos para o estudante e para o jornalista; prêmio em dinheiro para o inventor independente.

Confira a lista dos vencedores:
Área de Ciências Humanas e Sociais – categoria Professor Pesquisador
1º lugar: Celene Tonella (UEM)
Área de Ciências Humanas e Sociais – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Marcos Cesar Danhoni Neves (UEM)
Área de Ciências Humanas e Sociais – categoria Estudante de Graduação
1º lugar: Brigite Teichrieb de Castro (UEM)
Área de Ciências Agrárias – categoria Professor Pesquisador
1º lugar: José Renato Stangarlin(Unioeste)
Área Ciências Agrárias – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Adeney de Freitas Bueno (Embrapa - Londrina)
Categoria Jornalismo Científico
1º lugar: Helen Mendes Lima (Revista Ciência Hoje – Reportagem: “Cirurgia do diabetes”).
Categoria Inventor Independente
1° lugar: Celso Aparecido dos Santos (SENAI - Apucarana)