23.º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia tem seis vencedores 01/10/2009 - 17:10

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou nesta quinta-feira (01) o resultado do 23.º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, que neste ano contempla as áreas de Engenharia e Ciências Biológicas e ainda concederá um prêmio na área de Jornalismo Científico. Receberão o prêmio dois pesquisadores extensionistas, um professor pesquisador, um inventor independente, um aluno de graduação e um jornalista.
“O prêmio já se consolidou como importante padrão de referência estadual e nacional ao reconhecer os pesquisadores que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico”, diz a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 8 de outubro, durante o 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, realizado no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.
O prêmio contempla a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. Ele é atribuído a pesquisadores-cientistas, pesquisadores-extensionistas, inventor independente e estudantes de graduação que tenham se destacado pelo desenvolvimento e realização de obras científicas e tecnológicas – além de jornalista da área de ciência e tecnologia, pela primeira vez em 2009.
A premiação consiste em um diploma e um valor em dinheiro para custear a participação em evento científico internacional de livre escolha, no caso dos pesquisadores; um valor em dinheiro para custear participação em evento científico, curso de aperfeiçoamento ou aquisição de equipamentos, para o estudante e para o jornalista; prêmio em dinheiro para o inventor independente.
Confira a lista dos vencedores:
Área de Engenharias – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Pedro Henrique Weirich Neto (UEPG)
Área de Engenharias – categoria Estudante de Curso de Graduação
1º lugar: Douglas Baroni Rizzato (UEM)
Área de Ciências Biológicas – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Dalva Cassie Rocha (UEPG)
Área de Ciências Biológicas – categoria Professor Pesquisador
1º lugar: Luis Francisco Angeli Alves (Unioeste)
Categoria Inventor Independente
1º lugar: Camilo Freddy Mendoza Morejon (Unioeste)
Categoria Jornalismo Científico
1º lugar: Danilo Matheus Kossoski  (Jornal da Manhã - Ponta Grossa – Reportagem: “Mais do que simples suco de maçã”).